Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas Frequentes > [PARA PROFESSORES] Práticas em EaD - Tecnologias de Informação e Comunicação
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

FAQs - [PARA PROFESSORES] Práticas em EaD - Tecnologias de Informação e Comunicação

Imagens, vídeos, animações, áudios, livros e artigos, entre outros. É importante conhecer um pouco sobre cada mídia para melhor utilizá-la. Você pode, inclusive, desenvolver sua própria mídia. Na Base de Conhecimento do Cefor, há um artigo que fala sobre Mídias para EaD.

Sim! Se você quiser gravar suas videoaulas, na Plataforma de Cursos MOOC do Ifes está disponível o curso Ferramenta para gravação de videoaulas. Se você já souber como gravar e apenas estiver com dúvidas sobre a edição, na Base de Conhecimento do Cefor há um tutorial sobre edição de vídeos no YouTube.

Todos os servidores do Ifes possuem uma sala no ambiente de webconferências da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em seu nome e podem acessá-la por meio dos endereços https://mconf.rnp.br ou https://conferenciaweb.rnp.br. Um manual rápido com dicas de acesso e utilização está disponível aqui, mas se você precisar de um tutorial mais detalhado, preparamos um artigo na Base de Conhecimento para instruí-lo.

Nas salas individuais, não é possível gravar a webconferência. Então, se você precisa do recurso de gravação, você precisará abrir um chamado no sistema de suporte para a TI de seu campus e agendar uma sala para a data e a hora pretendidas.

Algumas vezes, você será convidado para uma webconferência criada por outro servidor. Na Base de Conhecimento, nós explicamos tudo o que você precisa saber para participar de uma Webconferência.

Observação: Em qualquer caso, se uma mensagem de erro de autorização for exibida, abra um chamado, informando nome e SIAPE e anexando a imagem com o erro.

Se todas as salas da RNP estiverem ocupadas na data e hora que você precisar reunir-se com seus alunos ou com outros servidores, seguem alguns exemplos de ferramentas que também podem ser utilizadas:

  • Google Hangouts
  • Microsoft Teams
  • ZOOM
  • Skype

Várias são as opções de tecnologias educacionais que podem ser utilizadas na modalidade a distância, mas não esqueça de utilizá-las a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Por exemplo:

Quadros Online

Questionários

QR-code

Ferramentas para Enquete

Música

Criar Jornais

Nuvens de Palavras

Criar link curto

Gravações

Vídeo

Figuras e Textos

Criação de Timeline

Animações

História em Quadrinhos

Som (Podcast)

Brainstorming, mindmapping, visualizações 

Apresentações e infográficos

Você pode buscar videoaulas em repositórios de objetos educacionais (disponibilizamos uma lista na resposta da pergunta 6 deste itinerário formativo) e em canais do youtube:

Importante: Sempre verifique as políticas de uso das videoaulas!

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), comprometido em formar e informar não somente alunos e servidores do Instituto, mas também cidadãos e profissionais de toda a sociedade, reuniu em um único site o acesso a 15 bibliotecas virtuais.

Por meio da Biblioteca virtual do Cefor é possível explorar mais de 12 mil títulos, dentre eles livros, artigos e documentos com conteúdo técnico e científico de qualidade, que abrangem todas as áreas do conhecimento, sem exceção. Além de possibilitar o acesso a importantes clássicos da literatura nacional e internacional.

Os serviços oferecidos por cada uma das plataformas que denominamos Biblioteca ou Acervo é variável. Algumas plataformas permitem a consulta de livro na íntegra de forma interativa e o download de materiais de domínio público, enquanto outras dão acesso à criação de estante virtual personalizada e seleção de ‘favoritos’.

A maior parte das 15 bibliotecas disponibiliza o acesso ao público em geral. Para a comunidade acadêmica do Ifes, duas Bibliotecas Virtuais foram disponibilizadas. A plataforma Pearson está liberada mediante acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Moodle do Ifes. Já a plataforma Minha Biblioteca está disponível apenas para os alunos do cursos de Graduação e de Pós-graduação na modalidade EaD, cursos Técnicos do Cefor, e de Pós-graduação presenciais, além de acessível a todos os professores e bibliotecários do Ifes.

De acordo com a Coordenadora de Biblioteca do Cefor, Viviane Bessa Lopes Alvarenga, “O aluno, que nunca acessou o AVA Moodle mas quer ter acesso a essas bibliotecas, precisa procurar um dos seus professores. Já os servidores, devem procurar o(s) bibliotecário(s) dos campi pelos canais disponibilizados pelo Ifes, neste momento. O acesso é fácil e rápido.”

Confira cada uma das Bibliotecas disponibilizadas.

Minha Biblioteca

Pearson

Target GEDWeb 

Periódicos da Capes

Meu Pergamum

Repositório Institucional do Ifes

Repositório online ProEdu

Biblioteca Domínio Público

Google Book

Biblioteca Digital Mundial

The National Academies Press

Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Biblioteca Digital e Sonora

Project Gutenberg

Public Library of Science

Sim e você pode utilizá-lo também para gravar uma aula expositiva, enquanto mostra slides de uma apresentação na tela de seu computador. Um software gratuito que recomendamos é o Captura. Preparamos um tutorial sobre ele aqui.

Alguns pontos merecem atenção antes:

1) Será necessário alterar a senha do Ifes;

2) Orientamos aos servidores que utilizam o QAcademico (web ou desktop) a alterar sua senha também nesse ambiente

3) Além do QAcadêmico, os dispositivos configurados com a senha do Ifes (cliente de e-mail, principalmente) devem ter a senha atualizada para pleno funcionamento.

 

Os passos a serem seguidos são:

1) Acessar o endereço https://sistemas.ifes.edu.br/nuvem

2) Realizar a autenticação no sistema (siape e senha) e ler o termo de consentimento;

3) Estando de acordo com o termo de consentimento, clicar em aceitar;

Realizado os passos, clique em sair.

O acesso à plataforma GSuite e Office 365 estará liberado por meio de login e senha, onde o login é o endereço de e-mail @ifes.edu.br e a senha (a mesma utilizada na rede). Para confirmar o acesso à plataforma GSuite será necessária a troca da senha atual no Webmail Institucional.

*Aguarde 10 minutos após o aceite do termo de consentimento.

 

Os passos são:

1. Acessar https://webmail.ifes.edu.br

2. Autenticar no sistema com siape e senha;

3. Escolher no menu Opções (no alto à direita) a opção "Alterar sua senha"

4. Realizar a troca da senha (A senha deve conter no mínimo 6 caracteres e ter a combinação de ao menos 3 das 4 opções possíveis, entre "Números", "Letras Maiúsculas", "Letras Minúsculas" e "Caracteres especiais #@!".

5. Após a troca da senha, realizar o acesso em https://accounts.google.com com o endereço de e-mail @ifes.edu.br e a senha (a nova senha).

Para acesso ao ambiente do Office 365 o endereço é https://login.microsoftonline.com.

Concluída a validação de acesso, as contas estarão disponíveis para acesso. Os aplicativos estarão disponíveis para uso a medida que sua normatização avance.

Lembre-se de não inserir, trafegar ou transmitir informações sigilosas ou não-classificadas nesse ambiente de nuvem.

 

Vídeo: Tutorial de ativação dos serviços em nuvem do Ifes [Libras]

Sim, professor, esse material está preparado para você!

A capa de vídeo é a imagem que convida o espectador a assistir o conteúdo do vídeo no canal em que for disponibilizado. Nós preparamos um conjunto de peças gráficas para configuração de Capas de vídeo: o Padrão Visual Campi IFES. O acesso aos arquivos e todas as orientações para usá-los estão disponíveis na Base de Conhecimento.

Sim, Professor!

Nós preparamos um conjunto de peças gráficas para configuração de Apresentações: o Padrão Visual Campi IFES. O acesso aos arquivos e todas as orientações para usá-los estão disponíveis na Base de Conhecimento.

Sim,  já existe esse material preparado para você!

A vinheta elaborada para os vídeos institucionais do Ifes é composta de uma animação curta com ícones que representam a identidade da instituição, o logotipo do Ifes e o nome do campus. Além disso, há uma vinheta disponível para vídeos produzidos pelo Polo de Inovação e pelo Cefor. No link Vinheta de Abertura, você terá acesso a uma pasta no Drive contendo 23 arquivos no formato .mp4. Cada arquivo está identificado com o nome do campus, Polo de Inovação ou Cefor, prontos para serem inseridos na abertura de seus vídeos.

Caso tenha alguma dúvida sobre a edição, na Base de Conhecimento do Cefor há um tutorial sobre edição de vídeos no YouTube. Ou, se deseja saber como gravar suas videoaulas, na Plataforma de Cursos MOOC do Ifes está disponível o curso Ferramenta para gravação de videoaulas.

Fim do conteúdo da página