Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > O Cefor completa 15 anos de existência
Início do conteúdo da página

O Cefor completa 15 anos de existência

Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 08h03 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 08h06

No dia 11 de agosto, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, completa quinze anos de atividades.


Criado em 2006, inicialmente com o nome de Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) vem se dedicando, ao longo desses 15 anos, à formação de alunos e, também, de profissionais da educação. No ano de 2019, em reconhecimento ao trabalho de excelência que realiza desde sua criação, o Cefor foi certificado como referência em EaD, alcançando a nota máxima (5) na avaliação do ensino EaD do Ifes, realizada pelo Inep/MEC no ano de 2019.

A diretora do Cefor, Mariella Berger, destaca que nestes 15 anos o Cefor tornou-se referência em EaD principalmente graças ao comprometimento e trabalho de excelência de seus servidores e colaboradores e, também, pelo investimento institucional no desenvolvimento da educação a distância.

“O importante reconhecimento que alcançamos em 2019, quando o Ifes foi avaliado e recredenciado para ofertar EaD com nota máxima (nota 5) na avaliação do Inep/MEC, comprova o comprometimento, a evolução e o amadurecimento institucional na oferta da modalidade a distância”, ressalta Mariella. 

E acrescenta: “Estamos trabalhando com muito afinco, seriedade, dedicação, comprometimento e com muito orgulho de poder estar fazendo a diferença na vida de nossos alunos e de tantos profissionais da educação, em especial neste período atípico de pandemia! Todo o nosso trabalho sempre foi voltado para que nossos alunos, independentemente da localização física onde estejam, tenham acesso à Educação pública, gratuita e de qualidade, tradição do nosso centenário Ifes. Temos muito orgulho de nossa história e de ser Cefor”.

O Cefor tem como importantes objetivos em sua atuação institucional com a EaD no Ifes: incentivar o uso da modalidade a distância e das Tecnologias Educacionais, apoiar os campi do Ifes na utilização da EaD e ofertar cursos, nos diferentes níveis e modalidades. Assim, primando por atendê-los, ao longo deste ano de 2021 até o presente momento, o Cefor conta com mais de 1550 alunos matriculados nos diversos cursos e mais de 17 mil alunos matriculados nos cursos MOOC. 

Atualmente, são ofertados os seguintes cursos:

  • 1 curso técnico subsequente.
  • 3 cursos de Formação Inicial e Continuada.
  • 4 cursos de Pós-graduação - Aperfeiçoamento.
  • 3 curso de Pós-graduação Lato Sensu.
  • 36 Cursos Mooc. 

Importante ressaltar que o Cefor tem atuado durante a pandemia de Covid-19 visando a proporcionar, aos alunos, a possibilidade de continuar estudando e, aos profissionais da educação, uma formação contínua. Assim é que o Cefor tem ofertado cursos MOOC, cursos de especialização e workdays, que visam a discutir diversas temáticas sobre a educação. Existe, também, uma série de postagens diárias em nossas redes sociais para auxiliar professores que estão iniciando na EaD. 

A diretora Mariella afirma que, em tempos tão difíceis, não se pode deixar de destacar a importância da modalidade a distância e da necessidade de formação dos profissionais da educação. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página