Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > EaD do Ifes conquista Conceito Máximo na avaliação do Mec
Início do conteúdo da página

EaD do Ifes conquista Conceito Máximo na avaliação do Mec

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h29 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 18h08

ConceitoMaximo Dia6

Entre os dias 27 e 29 de maio deste ano, o Cefor recebeu a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo avaliar a EaD do Ifes tendo em vista o recredenciamento da oferta de cursos na modalidade a distância. Como resultado deste processo, o Ifes obteve o conceito máximo na avaliação, o que se traduz em excelência pelo trabalho desempenhado na educação pública do Estado e do país.

A Educação a Distância no Ifes iniciou em 2004, quando foi elaborado o projeto pedagógico de EaD. Em 2006, foi criado o Centro de Educação a Distância (Cead), gerido por Yvina Pavan Baldo, o qual  tinha como objetivo apoiar a oferta de cursos a distância no Ifes, assim como atuar nas políticas institucionais de EaD. Em 2014, o Cead se une ao Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes e é transformado no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), passando a ser gerido por Vanessa Battestin. O Cefor mantém seu objetivo de apoiar a EaD e o uso de tecnologias na instituição, mas também se torna uma unidade acadêmica, passando a ofertar cursos diretamentecom foco na formação de profissionais da educação. E em março de 2019, o Cefor passa a ser gerido por Mariella Berger Andrade.

O Ifes já ofertou mais de 65 cursos a distância, sendo cursos técnicos, graduações, Pós-graduações lato e stricto sensu e mais de 40 cursos FIC (Formação inicial e Continuada). Estes cursos foram ofertados pelo Cefor e por outros campi do Ifes. Até o momento foram mais de 11 mil vagas de cursos a distância em 32 polos no Espírito Santo, por meio de parcerias com Prefeituras e os campi do Ifes. Além disso, o Cefor apoia os campi no planejamento e execução dos cursos a distância e na utilização das tecnologias educacionais no ensino presencial.

O processo de recredenciamento institucional é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (Mec). Tal processo transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores e no qual constam analisadas as informações apresentadas pela Instituição de Ensino Superior (IES) concernentes  à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito Institucional – CI, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória. E o conceito 5 é o grau máximo, indicando que a IES possui processos de excelência.

A coordenadora Geral de Ensino, Larissy Alves Cotonhoto, acredita que "a avaliação da Educação a Distância realizada pelo INEP nos possibilitou apresentar ao MEC e agora à sociedade o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desses anos no que se refere ao atendimento ao aluno com dificuldade de acesso ao ensino presencial. Os cursos ofertados nessa modalidade têm prezado pela qualidade nas propostas pedagógicas, nas inovações metodológicas e no corpo docente capacitado".

Para a ex-diretora Vanessa Battestin “esse resultado mostra o alto nível de profissionalismo e comprometimento da equipe e dos demais profissionais que atuam com a EaD no Ifes”. E complementa: “o Cefor cresceu muito nos últimos anos, ainda que em um período de crise econômica e política nacional, e para tal precisou se reestruturar, estabelecer novas metodologias, buscar novas formas de fomento, estabelecer novas parcerias, vencer desafios, inovar e sempre de forma democrática e participativa. Esse enorme engajamento da equipe proporcionou o presente resultado que coroa o trabalho que temos realizado com tanto amor e dedicação, visando sempre a entrega de educação pública, gratuita e de qualidade à nossa sociedade”.

Já para a diretora Mariela Berger Andrade, o resultado obtido com o recredenciamento é muito importante para todos os servidores do Ifes e motivo de muito orgulho, e destaca: “Pra mim, que assumi a direção recentemente, foi uma responsabilidade enorme participar do processo de avaliação e honrar o trabalho de tanto tempo de tantos servidores e colaboradores. Ao longo dos 13 anos de existência, o Cefor conseguiu se estabelecer como referência graças ao trabalho sério realizado e também pelo investimento institucional no desenvolvimento da EaD. O recredenciamento exigiu uma organização meticulosa de uma quantidade exorbitante de documentos, feita com muita competência pela comissão responsável. Meu muito obrigada aos envolvidos. Destaco, em especial, as reuniões realizadas pelas comissão avaliadora e, também, o engajamento e profissionalismo de toda a equipe. Além disso, ouvir o quanto nossos cursos têm feito diferença na vida de nossos alunos foi muito emocionante. Orgulho e gratidão a todos os que buscam uma educação pública, gratuita e de qualidade 5 estrelas!”

Mediante ao resultado conquistado, o Cefor vem agradecer a toda equipe de servidores, técnicos administrativos, professores e alunos pelo trabalho desempenhado ao receber a equipe avaliadora do Inep/Mec e em apresentar as ações e o comprometimento do ensino a distância do Ifes. Isso é que possibilita que a instituição possa manter a oferta da educação pública de excelência para todos, independente da distância e local em que estejam.

 

Saiba mais:

A Educação a Distância no Ifes - publicado em 16 de setembro de 2019

Critérios para o Recredencimento da Educação a Distância - publicado em 17 de setembro de 2019

Comissão de Recredenciamento da Educação a Distância - publicado em 18 de setembro de 2019

O impacto da Educação a Distância do Ifes na vida das pessoas - publicado em 19 de setembro de 2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página