Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > O Cefor completa 14 anos de existência
Início do conteúdo da página

O Cefor completa 14 anos de existência

Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2020, 16h43 | Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2020, 16h43

No dia 11 de agosto, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, completa quatorze anos de atividades.


Criado em 2006, com o nome Centro de Educação a Distância (Cead), o Cefor tem se dedicado desde então à formação de alunos e, também, de profissionais da educação. Ao longo dos últimos anos, o Cefor tem trabalhando a favor da institucionalização da Educação a Distância dentro da Rede Federal tornando-se uma referência em EaD, o que o levou a alcançar a nota máxima (5) na avaliação do ensino EaD do Ifes, realizada pelo Inep/MEC no ano de 2019.

Mariella Berger, diretora do Cefor, destaca que nestes 14 anos de existência, o Cefor tornou-se referência em EaD principalmente graças ao comprometimento e trabalho de excelência de seus servidores e, também, pelo investimento institucional no desenvolvimento da educação a distância, tendo se destacado, inclusive, em relação à metodologia de EaD, à elaboração de materiais didáticos, à acessibilidade e à institucionalização da educação a distância. 

“Em 2019, tivemos um importante reconhecimento, quando o Ifes foi recredenciado para ofertar EaD com nota 5 (nota máxima) na avaliação do Inep/MEC, comprovando evolução e amadurecimento institucional na oferta da modalidade a distância”, destaca a diretora. 

Ao longo deste ano de 2020, até o presente momento, o Cefor conta com mais de 1000 alunos matriculados nos diversos cursos e mais de 6000 alunos matriculados nos cursos MOOC. 

Atualmente, o Cefor oferta os seguintes cursos:

  • 1 curso técnico - Técnico em Multimeios Didáticos. 
  • 1 Pós-graduação em Práticas Pedagógicas para Professores.
  • 4 cursos de Formação Inicial e Continuada. 
  • 3 cursos de Aperfeiçoamento. 
  • 16 Cursos Mooc. 

Mariella destaca, ainda, que o Cefor tem importantes objetivos: incentivar o uso da modalidade a distância e das Tecnologias Educacionais, apoiar os campi do Ifes na utilização da EaD e ofertar cursos, nos diferentes níveis e modalidades. 

O Cefor tem atuado durante a pandemia de Covid-19 visando a proporcionar, aos alunos, a possibilidade de continuar estudando e, aos profissionais da educação, uma formação contínua. Assim é que o Cefor tem ofertado cursos MOOC, cursos de especialização e workdays, que visam a discutir diversas temáticas sobre a educação. Existe, também, uma série de postagens diárias em nossas redes sociais para auxiliar professores que estão iniciando na EaD. 

A diretora Mariella afirma que em tempos tão difíceis não se pode deixar de destacar a importância da modalidade a distância e da necessidade de formação dos profissionais da educação. 

“Estamos trabalhando com muito afinco e com muito orgulho de poder estar fazendo a diferença na vida de nossos alunos! Todo o nosso trabalho é voltado para que nossos alunos, independentemente da localização física onde estejam, tenham acesso à Educação pública, gratuita e de qualidade, tradição do Ifes. Temos muito orgulho de nossa história e de ser Cefor”, conclui Mariella Berger.

registrado em:
Fim do conteúdo da página