Cefor recebe a visita do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação do Instituto Federal Fluminense
Nesta segunda-feira, 14 de maio, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Ifes recebeu a visita do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação do Instituto Federal Fluminense, de Campos, no Rio de Janeiro. A diretora do Cefor, Vanessa Battestin, recepcionou a diretora Larissa Brum e o coordenador de Projeto de Design e Audiovisual para a Educação, Carlos Henrique Morellato.
Durante o encontro, Vanessa apresentou a história, os objetivos e as conquistas e desafios do Cefor. Destacou também o processo de institucionalização da EaD no Brasil e na Rede Federal, e a participação do Cefor em todas as discussões, além de reforçar que Centro de Referência trabalha em uma perspectiva da educação híbrida, ou seja, presencial e a distância.
Além de atuar no ensino a distância e na formação de profissionais da Educação, a diretora Vanessa salientou a missão institucional mais recentemente solicitada, baseada em políticas de ação afirmativa, envolvendo tradutor e intérprete de libras e revisor de texto Braille, em atividades como traduções de editais e acessibilidade em vídeos institucionais. Citou ainda discussões em andamento, como os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) como apoio local aos campi na oferta de cursos e disciplinas a distância e uso de tecnologias na Educação.
Para a diretora do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação do Instituto Federal Fluminense, Larissa Brum, “a visita é uma oportunidade de conhecer em loco o Cefor, a fim de estimular as ações que já têm sido desenvolvidas e fortalecer parceria com o Centro.”
O coordenador Carlos Henrique Morellato trabalhou em 2009 no antigo Cead e conhece o trabalho realizado pelo Cefor desde a sua fundação. “O Cefor é uma referência nacional e é muito importante para as instituições que estão iniciando esse processo ou estão a alguns passos atrás”, comentou Morellato.
A diretora do Cefor reconhece a importância das visitas como um momento duplamente positivo: de um lado as trocas de experiências servem como apoio aos outros institutos federais no processo de institucionalização da EaD, especialmente os que estão em fases mais iniciais, e de outro lado o grupo nacional de EaD se fortalece, pensando e promovendo cada vez mais ações para toda Rede Federal e não apenas locais.
Assim como estes, servidores de outras instituições têm visitado o Cefor em busca de conhecer o modelo de institucionalização da EaD adotado e para troca de experiências. Saiba mais:
Cefor recebe visita do Instituto Federal Sul-rio-grandense e do Instituto Federal Farroupilha
Cefor recebe a visita da Faculdade Isecensa
Cefor recebe visita do IFGoiano
Redes Sociais