Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor recebe visita do Instituto Federal Sul-rio-grandense e do Instituto Federal Farroupilha
Início do conteúdo da página

Cefor recebe visita do Instituto Federal Sul-rio-grandense e do Instituto Federal Farroupilha

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 11h02 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 11h53

O Centro de Referências em Formação e em Educação a distância (Cefor) recebeu, durante esta semana, duas visitas de institutos federais do Sul do país. Os visitantes tiveram o propósito de conhecer a estrutura do Cefor e o modelo de institucionalização da Educação a Distância do Ifes.

IFSul – Instituto Federal Sul-rio-grandense
Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Cefor recebeu o IFSul – representado pelo reitor, Flávio Luís Nunes; o pró-reitor de ensino, Guilherme Rostas; o chefe do Departamento de Tecnologias e Educação a distância, Luis Otoni Ribeiro; e o coordenador geral UAB, Ricardo Rios Villas Boas.

Além de conhecerem mais de perto o modelo de institucionalização de EaD, aproveitaram o momento para discutir sobre alguns projetos da Rede Federal com grande atuação do IFSul. Um dos projetos é o de cursos MOOC (Cursos Abertos Online e Massivos) dentro da plataforma TIM Tec, desenvolvida pelo Instituto Tim e disponível a todos os institutos federais que intencionarem implementar a prática, o que é caso do Ifes, que está em fase de testes da ferramenta e planejamento da operacionalização dos cursos, tendo previsão de implantação em 2018.

Outro projeto discutido foi o e-Tec Idiomas, que trata de cursos de Espanhol, Inglês e Português para estrangeiros. O programa, em parceria com outros institutos federais, já dispõe de salas do Moodle parcialmente montadas e material didático digital (animações, textos e vídeos). Uma vez que a Rede e-Tec não têm fomentado o curso nos últimos anos, a diretora do Cefor, Vanessa Battestin Nunes, discutiu sobre algumas possibilidades de oferta dos cursos de forma institucionalizada.  

WhatsApp Image 2017 12 13 at 1.31.09 PM

WhatsApp Image 2017 12 13 at 1.35.13 PM

WhatsApp Image 2017 12 13 at 1.30.14 PM

WhatsApp Image 2017 12 13 at 1.42.23 PM

WhatsApp Image 2017 12 13 at 1.32.16 PM

IFFar – Instituto Federal Farroupilha
Na última quinta-feira (14), foi a vez do Instituto Federal Farroupilha, representado pelo Coordenador Geral da Rede e-Tec, André Hellvig, e pela Diretora de EaD, Carla Cristina Costa, visitar o Cefor.

A intenção do encontro foi especialmente conhecer o modelo de institucionalização de EaD adotado pelo Cefor/Ifes, mas também aproveitaram o momento para compartilhar experiências sobre capacitação de professores para produção de seus próprios recursos de aula.

1

2

5

6

 

Assim como estas, outras instituições têm visitado o Cefor em busca de conhecer o modelo de institucionalização da EaD adotado e para troca de experiências. Saiba mais:

Cefor recebe a visita da Faculdade Isecensa

Cefor recebe visita conjunta do IFF e IFMS

Representantes do IFPA realizam visita técnica ao Cefor 

Cefor recebe visita do IFGoiano  

Representantes do IFPA realizam visita técnica ao Cefor  

Representantes do Ifes Campus Piúma visitam o Cefor 

Representantes do IFPR visitam o Cefor   

Representantes do IFSP visitam o Cefor para troca de experiências
   

registrado em:
Fim do conteúdo da página