Teve início o curso “Educação e Ambiente: desafios na formação para uma cidadania sustentável no século XXI”, para conselheiros municipais de Vitória
Aconteceu, na última terça-feira (24/04), a aula inaugural do curso de extensão "Educação e Ambiente: desafios na formação para uma cidadania sustentável no século XXI", do Cefor. O projeto consiste em ser uma formação para os conselheiros municipais de Vitória, reponsáveis por decidir as políticas públicas nas áreas de Educação e Ambiente.
Ao longo do curso, serão realizadas 5 oficinas. A primeira colocou em debate o tema "Em que barro você pisa?". O encontro ocorreu no Parque Natural Municipal do Vale do Mulambá, de onde as paneleiras de Goiabeiras retiram o barro para a confecção de sua panelas, tradição registrada como Patrimônio Imaterial, pelo Iphan, em 2002.
Participaram do momento, como palestrantes, a especialista em manguezal Juliana Conde, a professora de Ciências da Escola Municipal da Ufes Therezinha Lovat - ambas ex-alunas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes -, a historiadora e coordenadora do Congo Panela de Barro Jamilda Bento, e a atual diretora da Escola Municipal "Vercenílio Pascoal" Maria Luiza Lima.
De acordo com o cronograma do curso, a primeira oficina discutiria o tema “Um olhar sobre/com a cidade: suas belezas e contradições na gestão do território” e aconteceria no dia 17 de abril. Entretanto, devido às fortes chuvas, foi adiada.
O projeto dialoga com a Pesquisa "Educação Ambiental como política pública articulada entre Ambiente e Educação: da gestão à escola", da mestranda Cíntia Hencker, do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), do Ifes, em parceria com o Laboratório de Gestão da Educação Básica (Lagebes), da Ufes.
Saiba mais sobre o curso.
Redes Sociais