Página inicial > Notícias > Professora do Cefor está em novo curso de treinamento na Finlândia

Professora do Cefor está em novo curso de treinamento na Finlândia

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 15h55 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 16h27

A professora Marize Lyra Silva Passos, coordenadora do curso de Pós-graduação Informática na Educação do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) está mais uma vez na Finlândia. Entre os dias 07 de agosto e 01 de setembro, Marize Passos participará da Fase 1 do programa Finnish Train the Trainers (FiTT), executado pelas universidades Häme University of Applied Sciences (HAMK) e pela Tampere University of Applied Sciences (TAMK), Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A docente do Cefor foi selecionada entre os 107 professores que já foram capacitados pelas universidades nos programas VET I, VET II e VET III, sendo que cada universidade selecionou 10 professores, o que totalizou vinte professores participantes do FiTT. Destes vinte professores, tem-se um representante dos seguintes Institutos Federais: Sudeste Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Sergipe e Sul de Minas. Sendo dois participantes de Roraima, Fortaleza; e três da Paraíba e São Paulo.

Participei do programa VET III é me senti muito feliz por ter sido um dos 10 professores escolhidos entre os que já haviam sido capacitados pela Universidade de HAMK”, ressaltou Marize.

O programa FiTT é promovido pelo Programa Professores para o Futuro, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, e do Conselho Nacional de Educação e Pesquisa (CNPq) e tem o objetivo de formar multiplicadores no Brasil e consolidar o modelo brasileiro de capacitação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como o de multiplicar os conhecimentos adquiridos em experiências internacionais, desenhadas a partir das necessidades brasileiras em EPT e com foco na formação de profissionais da educação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ou seja, consiste de uma capacitação intensiva na Finlândia de um mês pelas Universidades de Ciências aplicadas de TAMK e HAMK para a criação de um modelo brasileiro de capacitação em EPT para a formação de multiplicadores em etapas posteriores a serem desenvolvidas no Brasil.

Sobre esta nova oportunidade, a professora diz: “este projeto é um grande desafio não só para mim como para todo o grupo que está aqui na Finlândia, pois estamos participando de um programa inédito de grande amplitude que em sua última fase pretende capacitar dois mil profissionais da educação: professores, pedagogos, gestores e demais servidores técnico-administrativos que atuem em atividades de ensino na EPT, a fim de aperfeiçoar sua atuação profissional e promover a melhoria da qualidade da EPT.”

Devido a participação da professora no curso na Finlândia, até o dia 19 de setembro, a coordenação do curso de Pós-graduação Informática na Educação do Cefor ficará sob a responsabilidade da professora Isaura Alcina Martins Nobres.

Execução do programa na Finlândia

O programa será executado em três fases. Nesse momento, encontra-se na Fase 1, a qual ocorre entre os meses de agosto e setembro de 2017. As Universidades TAMK e HAMK treinarão vinte professores por um mês e transferirão suas metodologias e ferramentas educacionais para capacitá-los tanto para a formação de novos multiplicadores quanto para a disseminação dos conhecimentos adquiridos.

Já, a Fase 2, vai acontecer entre setembro de 2017 e setembro de 2018. Cada professor treinado na Fase 1 deverá se comprometer a capacitar pelo menos 25 professores da Rede Federal em curso semipresencial para a formação de novos multiplicadores, envolvendo principalmente os professores que participaram de experiências internacionais apoiadas pela SETEC/MEC na Finlândia, Canadá e Reino Unido. Este grupo de multiplicadores deverá construir um modelo para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira, observando as reais necessidades brasileiras e as boas práticas internacionais em EPT e elaborar cursos nas modalidades semipresencial e EaD.

E, por fim, a Fase 3, acontecerá a partir de março de 2018, em que pelo menos 500 multiplicadores ofertarão cursos para profissionais da educação da Rede Federal e demais redes públicas a partir do modelo para a EPT construído na Fase anterior (2).

20638972 1210049665767372 6356937377639029361 n

Foto: Professora Marize, primeiro dia na Tamk University

20747042 1693491524009078 13968885 o

Foto: Os 20 professores brasileiros escolhidos para realização do curso juntamento com os professores da HAMK e TAMK University