Página inicial > Notícias > Cefor oferta oficina gratuita sobre ensino centrado no aluno

Cefor oferta oficina gratuita sobre ensino centrado no aluno

Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 08h19 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

A proposta é debater metodologias que coloquem o aluno como protagonista na produção do conhecimento.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Ifes, vai ofertar em março a Oficina de Aprendizagem Ativa: Ensino Centrado no Aluno. As inscrições serão abertas na quarta-feira (22) e vão até 8 de março. Estão disponíveis 20 vagas, que serão distribuídas por ordem de inscrição. A oficina é gratuita, presencial e acontecerá de 20 a 22 de março, com carga horária de 30 horas.

A participação é aberta a todos os interessados, porém, o tema é especialmente voltado a pessoas ligadas à área da Educação. A oficina é fruto da experiência da professora Marize Lyra Passos no programa Professores para o Futuro, que levou grupos de docentes da Rede Federal para intercâmbios em instituições de ensino da Finlândia, para que desenvolvessem projetos e trocassem experiências. A atividade conta ainda com a coordenação das professoras Isaura Nobre e Jaqueline Maissiat.

A ideia é que os participantes possam refletir sobre as práticas de ensino, visando implantar em seu cotidiano o uso de metodologias que coloquem o aluno como protagonista na produção do seu próprio conhecimento. “Nesse tipo de prática, o professor é um mentor, ele planeja o momento na sala de aula e ajuda a conduzir, mas o ator principal é o aluno”, explica Marize.

Ela também conta que, além desta, estão planejadas mais cinco oficinas até o final do ano, com os seguintes temas: Avaliação da Aprendizagem; Uso de Tecnologia para Ensino no Século XXI; Multi, Inter e Transdisciplinaridade; Ensino Híbrido; e Aprendizagem Baseada em Projetos. A professora ressalta que não há restrição para participação em uma ou mais oficinas, agora ou no futuro, pois elas não são pré-requisito uma da outra. “Se não puder participar desta de agora, a pessoa poderá se inscrever nas outras oficinas depois, conforme seu interesse e disponibilidade.”

Acesse o Edital 24/2017 - Oficina de Aprendizagem Ativa: Ensino Centrado no Aluno.