Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Educação a Distância > Equipe Multidisciplinar
Início do conteúdo da página

Equipe Multidisciplinar

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 13h41 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2016, 15h29

A equipe multidisciplinar é responsável pelo planejamento e realização dos cursos. A composição dessa equipe poderá variar considerando a oferta de cursos na modalidade a distância por meio de programas federais e outros diretamente pelo Ifes, bem como a especificidade e o nível de cada curso.

 

Com base em uma proposta de funções e atribuições definida pela UAB e nas adequações realizadas no decorrer da implantação e gestão dos diversos cursos pelo Cefor, os vários sujeitos e suas principais atribuições são:

Coordenador do Curso - professor do quadro efetivo do Ifes com formação na área específica do curso, pelo gerenciamento do qual é responsável.
Coordenador de Tutoria - profissional do quadro efetivo do Ifes com formação em área específica do curso. Tem a função de apoiar a coordenação de curso com relação à comunicação e interação com os tutores presenciais e a distância.
Pedagogo - profissional formado em pedagogia ou pós-graduado na área pedagógica, preferencialmente do Ifes. Auxilia no acompanhamento pedagógico do curso.
Designer Educacional - professor preferencialmente do Ifes, pós-graduado em área específica do curso ou na área de Educação. Tem a função de garantir que o material didático tenha uma interface de comunicação adequada ao projeto pedagógico do curso.
Professor Conteudista - professor, preferencialmente do Ifes, com formação em área específica relacionada ao curso e/ou componente curricular. É responsável por planejar e gerenciar todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem no componente curricular de sua responsabilidade.
Professor Especialista - professor preferencialmente do Ifes, com formação em área específica relacionada ao curso e/ou componente curricular específico. Responsável por planejar e gerenciar todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem no componente curricular de sua responsabilidade.
Professor-Tutor a Distância - profissional com formação em área específica relacionada ao curso e/ou componente curricular. Faz a mediação da aprendizagem do aluno por meio do ambiente virtual de aprendizagem.
Professor-Tutor Presencial - profissional com formação em área específica relacionada ao curso e/ou componente curricular. Responsável pela orientação e acompanhamento dos alunos no polo de apoio presencial.

 

A atuação dos profissionais em EaD apresenta características diferenciadas e específicas quanto ao seu fazer pedagógico, pois cada um em sua especificidade será um incentivador dos estudantes na busca pelo conhecimento. A responsabilidade de cada profissional relaciona-se com o pesquisar, planejar e aperfeiçoar as metodologias utilizadas na EaD.

Fim do conteúdo da página