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Coordenadoria de Pesquisa

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 10h20 | Última atualização em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 08h54

Índice de Artigos

Serviços prestados pela Coordenadoria de Pesquisa:

- Elaborar planejamento anual da Coordenação de Pesquisa.

- Orientar a formação de novos grupos de pesquisa com temas relevantes ao Cefor e continuar a apoiar as pesquisas e projetos em andamento.

- Produzir e divulgar material que dê visibilidade e facilite o contato com os grupos de pesquisa.

- Coordenar o planejamento e funcionamento dos Laboratórios de Ensino de Ciências, Matemática e Informática do Cefor, colaborando na orientação das ações do coordenador do Setor de Laboratórios do Cefor.

- Avaliar os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no âmbito do Cefor, com ou sem reserva de carga horária, e registrar no sistema interno e do Ifes caso sejam aprovados em todas as instâncias internas.

- Orientar os trâmites para registro de grupos de pesquisa na Plataforma Lattes e no Ifes e de pesquisas junto ao Cefor, à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, bem como à Comissão de Ética Profissional.

- Socializar e divulgar interna e externamente as pesquisas científicas realizadas pelos servidores e alunos do Cefor.

- Orientar a articulação de projetos de pesquisa que se relacionem a ações de formação, investigação de metodologias, de tecnologias e de materiais educacionais, questões ambientais, práticas educativas presenciais e/ou a distância.

- Orientar e participar da organização e equipagem dos Laboratórios de Ensino de Ciências, Matemática e Informática do Cefor.

- Colaborar na divulgação e no incentivo à participação dos servidores e alunos do Cefor em eventos científicos internacionais, nacionais, regionais e do Ifes.

- Contribuir na composição de grupos de estudos que busquem temas e novos subsídios para as pesquisas, produções científicas do Cefor e efetivação de intercâmbios de estudantes e professores de instituições externas.

- Organizar encontro entre os pesquisadores do Cefor para disseminar e fomentar conhecimentos, técnicas, publicações e outros produtos educacionais provenientes das pesquisas.

- Supervisionar a participação dos servidores e alunos do Cefor em palestras, seminários, videoconferências e eventos científicos para a formação continuada de profissionais e pesquisadores críticos, que atuem de forma ética, democrática e comprometida com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

- Divulgar os editais para chamamento de parcerias, intercâmbios e/ou publicações científicas de interesse ao Cefor, bem como os editais para projetos de captação de recursos e bolsas junto às agências de fomento à pesquisa e/ou outros órgãos financiadores.

- Orientar e/ou contribuir para a editoração e divulgação de periódicos, livros, artigos em revistas qualificadas e outros materiais de ensino.

- Apoiar, supervisionar e contribuir na realização de pesquisas no âmbito dos Laboratórios do Cefor, das Pós-Graduações (Especializações ou Aperfeiçoamentos, Mestrados e Doutorados) do Cefor.

- Lembrar e orientar aos docentes, discentes e técnicos de atualizar seu currículo Lattes.

 


Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa: Educação Científica e Movimento CTS/CTSA – GEPEC-ES
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Sidnei Quezada Meireles Leite e Antonio Donizetti Sgarbi
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1733835760306387

Grupo de Pesquisa: Divulgação e Popularização da Ciência – DIVIPOP
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Carlos Roberto Pires Campos
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4439471564090237

Grupo de Pesquisa: Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas - PratTec
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Isaura Alcina Martins Nobre
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8131217823745628|

Grupo de Pesquisa: Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão - GEDI
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Danielli Veiga Carneiro Sondermann
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/213300

Grupo de Pesquisa: Educação e Tecnologia - EducTec
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Vanessa Battestin Nunes
Internet: https://sites.google.com/site/edutecifes/home
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1965726318911252

Grupo de Pesquisa: GEPEME Grupo de Estudo e Pesquisa em Modelagem Matemática e Educação Estatística
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
Internet:https://sites.google.com/site/ifesgepeme/
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2808122552828098

Grupo de Pesquisa: Educação e Tecnologia - EducTec
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Vanessa Battestin Nunes
Internet: https://sites.google.com/site/edutecifes/
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1965726318911252

Grupo de Pesquisa: Grupo de Investigações em Educação Química – GIEQ-ES
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Líder(es) do grupo: Sidnei Quezada Meireles Leite e Vilma Reis Terra
Endereço no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9415033722499082

 

 


Acesse a Resolução 48/2015 do Conselho Superior que estabelece normas e procedimentos específicos para Projetos de Pesquisa.

Acesse o manual elaborado pelo Ifes com o objetivo  de auxiliar os servidores e o corpo discente no processo de elaboração de seus trabalhos acadêmicos.


  Institucionalização de Projetos de Pesquisa


 

Pesquisador/SIAPE Código (projeto, evento ou ação) -Título da Ação de pesquisa Descrição resumida da pesquisa e a estrutura disponível
Prof. Dr. Carlos Roberto Pires Estudos do Sítio Sambaqui do Rio Preto –conhecer, proteger e socializar momentos da história pré-colonial capixaba

O presente projeto faz parte de uma proposta de desenvolvimento de pesquisas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, no contexto dos Programas Educação em Ciências e Ensino de Humanidades do IFES-Campus Vitória e IFES-CEFOR, do qual partiiciparão oito alunos dos programas, um aluno do recente curso de Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Arqueologia, Patrimônio e Educação, a iniciar-se em fevereiro de 2019 e dois professores, sendo um do IFES e outro do IPAE. Entre os alunos participantes, três, produzirão suas dissertações no contexto da Educação Patrimonial.  Deste projeto, serão produzidos pelo menos três produtos educativos a serem utilizados por professores da Educação Básica na abordagem de temas relativos à educação patrimonial e sua transversalidade curricular.

Possuo a seguinte estrutura para desenvolver o projeto:
    1. Laboratório de ensino de ciências do Cefor;
    2. Ferramentas adquiridas em outro projeto semelhante, desenvolvido em 2013
    3. Referências bibliográficas
    4. Ônibus da reitoria para deslocamento

Profª. Dra. Marcia Gonçalves de Oliveira

O Moodle de Lovelace: Pesquisa e desenvolvimento de metodologias e tecnologias para avaliação e inclusão em curso de programação a distância voltado para meninas. O ​Moodle de Lovelace é um ambiente de pesquisa para o qual desenvolvemos tecnologias educacionais de análise da aprendizagem de programação e metodologias inovadoras para o ensino e a avaliação de programação em uma perspectiva inclusiva. Com essa proposta de ser um ambiente de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, o Moodle de Lovelace tem como objetivo geral ofertar cursos de programação essencial, ativa, inclusiva e prática na modalidade a distância para atrair mulheres para a carreira de computação envolvendo alunos, professores, tutores e colaboradores na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias e metodologias para evolução em trabalho colaborativo do Moodle de Lovelace. Para realização do Moodle de Lovelace dispomos de uma estrutura tecnológica, administrativa e pedagógica de EaD fornecida pelo Centro de Referência em Formação e EaD do Ifes.
Profª. Dra. Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Construção do Conceito de Fração com Uso do 4A-Instructional Model no Contexto do Lesson Study Este projeto busca atender a uma agenda acadêmica e científica importante para o Brasil e, particularmente, para o Espírito Santo: desenvolver o conceito de Fração por/com professores de Matemática do Espírito Santo por meio de nova abordagem denominada 4A-Instructional Model, desenvolvida por Powell (2018), professor e pesquisador norte-americano. De modo geral, a literatura científica de educadores matemáticos revela que professores de Matemática tendem a dominar apenas um dos cinco modos de conceber o estudo de frações (o modo parte-todo) e, consequentemente, restringindo o ensino a esse entendimento (MALASPINA, 2013; POWELL, 2018). Essa limitação gera graves problemas para a continuidade de outros conteúdos matemáticos, para além do próprio conceito de Fração. Por exemplo, a concepção de parte-todo atende a entendimento de frações próprias (1/2; 4/5; por exemplo), mas não das impróprias ou mistas (7/4; 1 ½, por exemplo), entre outras situações.
Profª. Dra. Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Contribuições do Lesson Study para a formação inicial e continuada de professores do espírito santo: perspectivas para desenvolvimento de conceitos geométricos Este projeto busca atender a uma agenda acadêmica e científica importante para o Brasil e, particularmente, para o Espírito Santo: formar professores em metodologias que privilegiem o aluno como protagonista de seu conhecimento. Para esse fim, utilizaremos o Lesson Study, uma abordagem japonesa de melhoria do ensino visando à potencialidade da aprendizagem do aluno. No caso particular, o eixo norteador será o conteúdo de volume.
Profª. Dra. Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Aligning Neuroscientific and Mathematics Education Research to Understand Rational Number Cognition As a team of Brazilian and American mathematics educators and neuroscientists, we propose a long-term research program about the cognition of rational numbers, particularly fractions. Our project investigates the underexamined problem of how to develop instructional activities that recruit the human neurocognitive capacity to represent and compare nonsymbolic ratios and support learners’ discourse as they build symbolic knowledge of fractions. This study specifically engages American and Brazilian elementary- and middle-school teachers as co-researchers to understand recent neurocognitive and educational insights and to implement tasks with students that link perceptual, nonsymbolic ratios to their symbolic representations. The study’s goals are to understand and assess how and to what extent these tasks enhance students’ conceptual understanding of fraction magnitude, a key predictor of success in mathematics. Our study will contribute evidence for an emergent alignment of fundamental insights from mathematics education and neurocognitive research, while developing professional capacities of urban school teachers.

Profª. Dra. Vilma Reis Terra

Eugenol e isoeugenol: uma possibilidade para abordar funções orgânicas e isomeria no ensino médio na perspectiva CTSA O presente projeto faz parte de uma proposta de desenvolvimento de pesquisas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, no contexto dos Programas “Educação em Ciências  IFES-CEFOR que conta com pesquisadores da escola E.E.E.M do município de Baixo Guandú, ex-alunos do programa Educimat. Trata-se do estudo dos princípios ativos do cravo da índia e noz-moscada e suas aplicações, tendo como tema transversal, a saúde bucal. O Eugenol, o principio ativo do cravo da Índia é usado como anestésico tópico na odontologia. Apresenta como objetivo geral de promover a Saúde Bucal por meio de sua relação com ensino  de Química, incluindo funções orgânicas e isômeros,  a partir da abordagem do cravo da índia e noz-noscada na perspectivas CTS/CTSA em seus aspectos científicos, tecnológicos, culturais, históricos e socioambientais.
A presença da cárie dentária poderá afetar negativamente a qualidade de vida relacionada à saúde bucal, tanto da criança como a da sua família, levando, muitas vezes, a uma condição bucal de completa destruição dentária e dor, comprometendo a mastigação, interferindo na qualidade de vida das pessoas. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no ano de 2009, 58% dos brasileiros não usam a escova dental de maneira certa e 40% dos jovens, com idade entre 15 e 19 anos, já perderam pelo menos um dente devido ao surgimento de cáries.

Prof. Dr. Antonio Donizetti Sgarbi

Escolanovismo católico no Brasil na década de 1930 Trata-se de uma pesquisa sobre História e Historiografia da Educação no Brasil, num período de grandes mudanças na sociedade brasileira que foi o final da década de 20 e início da década de 1930, levanta alguns dados, a partir de uma pesquisa a partir de fontes da época, para contribuir no debate sobre a articulação dos professores católicos no período estudado, para construir e difundir o movimento escolanovista lido à luz, em especial, da encíclica Divini illius magistri, do Papa Pio XI, publicada em 20 de dezembro de 1929. A pesquisa investiga duas entidades que congregava os intelectuais católicos a Associação de Professores Católicos (APCs) e a Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE), que tinham como finalidade a construção do conhecimento, que aqui chamamos de escolanovismo católico ou Escola Nova Católica, e a veiculação desta produção a partir de dois periódicos o Boletim da APC do Distrito Federal e a Revista Brasileira de Pedagogia. Tem como hipótese que é subestimada a importância desta discussão na História da Educação Católica no Brasil.

Profª. Dra. Maria das  Graças Ferreira Lobino

Laboratório vivo: ponto de partida para educação científica sustentável no Ensino Fundamenta Essa pesquisa justifica-se por acreditarmos que é instrumentando o docente através de conhecimentos técnicos – científicos ligados a sua prática cotidiana que poderemos construir uma visão/ atuação do e no meio ambiente que aponte para a melhoria da qualidade de vida, formando o aprendiz em todo o seu percurso escolar e não permitindo que sua curiosidade e interesse se esvaziam, ao contrário, que a partir da problematização da realidade possamos reconstruir conhecimento, que os alunos sejam capazes de romper com princípios que geram exclusão socia, degradação ambiental e deformação teórica.
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