Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Pesquisa

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 10h20 | Última atualização em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 08h54

Índice de Artigos

Serviços prestados pela Coordenadoria de Pesquisa:

- Elaborar planejamento anual da Coordenação de Pesquisa.

- Orientar a formação de novos grupos de pesquisa com temas relevantes ao Cefor e continuar a apoiar as pesquisas e projetos em andamento.

- Produzir e divulgar material que dê visibilidade e facilite o contato com os grupos de pesquisa.

- Coordenar o planejamento e funcionamento dos Laboratórios de Ensino de Ciências, Matemática e Informática do Cefor, colaborando na orientação das ações do coordenador do Setor de Laboratórios do Cefor.

- Avaliar os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no âmbito do Cefor, com ou sem reserva de carga horária, e registrar no sistema interno e do Ifes caso sejam aprovados em todas as instâncias internas.

- Orientar os trâmites para registro de grupos de pesquisa na Plataforma Lattes e no Ifes e de pesquisas junto ao Cefor, à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, bem como à Comissão de Ética Profissional.

- Socializar e divulgar interna e externamente as pesquisas científicas realizadas pelos servidores e alunos do Cefor.

- Orientar a articulação de projetos de pesquisa que se relacionem a ações de formação, investigação de metodologias, de tecnologias e de materiais educacionais, questões ambientais, práticas educativas presenciais e/ou a distância.

- Orientar e participar da organização e equipagem dos Laboratórios de Ensino de Ciências, Matemática e Informática do Cefor.

- Colaborar na divulgação e no incentivo à participação dos servidores e alunos do Cefor em eventos científicos internacionais, nacionais, regionais e do Ifes.

- Contribuir na composição de grupos de estudos que busquem temas e novos subsídios para as pesquisas, produções científicas do Cefor e efetivação de intercâmbios de estudantes e professores de instituições externas.

- Organizar encontro entre os pesquisadores do Cefor para disseminar e fomentar conhecimentos, técnicas, publicações e outros produtos educacionais provenientes das pesquisas.

- Supervisionar a participação dos servidores e alunos do Cefor em palestras, seminários, videoconferências e eventos científicos para a formação continuada de profissionais e pesquisadores críticos, que atuem de forma ética, democrática e comprometida com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

- Divulgar os editais para chamamento de parcerias, intercâmbios e/ou publicações científicas de interesse ao Cefor, bem como os editais para projetos de captação de recursos e bolsas junto às agências de fomento à pesquisa e/ou outros órgãos financiadores.

- Orientar e/ou contribuir para a editoração e divulgação de periódicos, livros, artigos em revistas qualificadas e outros materiais de ensino.

- Apoiar, supervisionar e contribuir na realização de pesquisas no âmbito dos Laboratórios do Cefor, das Pós-Graduações (Especializações ou Aperfeiçoamentos, Mestrados e Doutorados) do Cefor.

- Lembrar e orientar aos docentes, discentes e técnicos de atualizar seu currículo Lattes.

 

Fim do conteúdo da página