Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Extensão

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 11h22 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 10h03

Índice de Artigos

A coordenadoria de extensão tem como atribuições: Elaborar o planejamento anual da Coordenadoria de Extensão, obter parcerias externas para o fomento e desenvolvimento das ações de extensão, realizar processo seletivo para ingresso nos cursos e/ou atividades de extensão, organizar documentos de matrícula/cadastro do Sistema Acadêmico dos cursos de extensão e de cursos FIC para envio à Coordenadoria de Ensino, estruturar, registrar e controlar os estágios vinculados aos cursos do Cefor e coordenar o setor de seleção de profissionais para atuarem nos cursos a distância do Cefor.

 

Contato

Alex Sandro Silva Rodrigues
Coordenador de Extensão
coordenadoriaextensao.cefor@ifes.edu.br

 


O Setor de estágio, vinculado à Coordenadoria de Extensão, é o setor responsável por orientar os alunos sobre o funcionamento do estágio, divulgando oportunidades e providenciando os formulários necessários, assegurando assim a legalidade dos procedimentos.

Sobre o estágio a Coordenadoria de Extensão alerta que não existe estágio sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para realização de um estágio é procurar o setor que irá acompanhar todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

 

Oportunidades de Estágio

 

Planejamento do Estágio

Todo estágio deve ser planejado antes de ser iniciado. Assim, para dar início a esse processo o aluno deverá entregar ao Setor de Estágio os documentos listados abaixo, sem rasura e no mínimo 10 (dez) dias antes da data de início do estágio. Só depois de toda documentação aprovada é que o estágio poderá ser iniciado. Fique atento a isso!

Documentos necessários:
1) Plano de Estágio (3 vias).
2) Termo de Compromisso de Estágio (3 vias).
3) Termo de Convênio (apenas para empresas não conveniadas) (2 vias).
4) Cópia da Apólice de Seguro contra acidentes pessoais em favor do(a) estagiário(a).

Plano de estágio

Modelo 1

Modelo 2

           

Execução e Acompanhamento do Estágio

Durante a realização do seu estágio você deverá estar em contato frequente com seu Professor Orientador e com o Supervisor de Estágio. Não esqueça também de diariamente preencher sua folha de ponto e de entregá-la à REC conforme informado na Carta aos Envolvidos enviada por e-mail no início do seu estágio.

Folha de ponto

 

Avaliação do Estágio

Seu estágio será avaliado durante toda sua realização e ao final do mesmo. Assim, de acordo com a data e modelo indicados na Carta aos Envolvidos enviada para seu e-mail no início do estágio, você deverá entregar um dos Relatórios de Atividades abaixo:

Modelo A

Modelo B

Modelo C

Ao final do Estágio você não pode esquecer-se de entregar o Termo de Realização e Avaliação de Estágio. Seu estágio só poderá ser validado após você fazer essa entrega.

Termo de Realização e Avaliação de Estágio

Prorrogar ou alterar outra informação do estágio

Utilize o documento abaixo para fazer qualquer alteração em seu contrato. Ele deve ser preenchido sem rasura em 3 vias, assinados e entregues à REC no mínimo 10 dias antes da data da alteração a ser realizada.

Aditivo

 

Para caso de rescisão

Se seu estágio for encerrado antes do prazo previsto no Termo de Compromisso de Estágio, você deve informar imediatamente a REC por e-mail. Depois, em até 10 dias, encaminhe a rescisão à REC em 3 vias preenchidas e assinadas, junto com os documentos de finalização do estágio (folhas de ponto, relatórios de atividades, termo de realização e avaliação de estágio).

Rescisão

 

 

 

 

Contato
Alex Sandro Silva Rodrigues
Coordenador de Extensão
coordenadoriaextensao.cefor@ifes.edu.br

 


Para a submissão de ações de extensão é indispensável a leitura da Orientação Normativa CGaex/Proex 01-2016 - Institucionalização de ações de extensão.

Formulários e anexos necessários para o cadastro de ações de extensão.

Trâmites de cadastro e execução das ações de extensão no Cefor.

Trâmites para publicação de Edital de Curso FIC Ensino.

 


2019

 

Currículo por abordagem temática: a horta como artefato pedagógico na  perspectiva da sustentabilidade

Coordenador: Profª Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino
e-mail: maria.lobino@ifes.edu.br
O projeto em tela está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado ” Laboratório Vivo: ponto de partida para educação sustentável no Ensino Fundamental na promoção da alfabetização científica”. Na prática trata-se da continuidade de uma intervenção pedagógica realizada em 2018 em duas turmas de 4º ano, no âmbito do Curso de Extensão para Formação de professores, por demanda e iniciativa da Escola Municipal Vercenilio S. Pascoal.Pretende-se analisar as potencialidades e os limites da formação continuada de professores no processo de Alfabetização Científica no acompanhamento de duas turmas de quintos anos do Ensino Fundamental com suas respectivas professoras e pedagogas.
Início previsto: 25/02/2019 / Término previsto: 25/08/2019


Educação e Patrimônio Cultural

Coordenador: Prof Dr. Carlos Roberto Pires Campos
e-mail: carlosr@ifes.edu.br
Tipo: PROJETO
Trata-se de proceder um levantamento de bibliografias, levantamento de sítios arqueológicos pré-coloniais e históricos do Município da Serra e oferecer uma formação continuada em serviço, na área de cultura e patrimônio, a professores da educação básica atuantes no ensino fundamental II com intuito de contribuir para a compreensão das potencialidades pedagógicas do patrimônio histórico e arqueológico a fim de propiciar a aprendizagem a partir da vivência do conhecimento tendo como objeto principal a igreja e residência dos reis magos.
Início previsto: 20/05/2019 / Término previsto:01/10/2020


Formação Continuada em Educação para a Televisão para Professores do Ensino Médio

Coordenador: Profª Dra. Jaqueline Maissiat
Tipo: CURSO
e-mail: jaqueline.maissiat@ifes.edu.br
A formação é destinada a professores do ensino médio, formados em qualquer licenciatura, regentes de classe em atividade na rede pública federal, estadual e municipal de todo o Brasil, que se encontram na regência de classe, interessados em refletir e discutir sobre as possibilidades e desafios do uso e discussão em sala de aula dos mecanismos televisivos no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos do currículo do Ensino Médio, especificamente no que concerne às representações sociais (representações dos corpos, relações de gênero, classe, modelo eurocêntrico, heteronormatividade e outros marcadores). Busca fundamentar práticas pedagógicas, assim como discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação. Objetiva provocar reflexões sobre as diferentes linguagens midiáticas e preparar o cursista para a compreensão do atual contexto educacional e do papel das mídias no processo de ensino e aprendizagem.
Início previsto: 07/10/2019  /  Término previsto: 29/11/2019


Formação continuada em tecnologias digitais no ensino dos esportes

Coordenador:Profª Dra. Jaqueline Maissiat
Tipo: CURSO
e-mail: jaqueline.maissiat@ifes.edu.br
A formação é destinada a professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, em regência e em atuação na rede pública federal, estadual e municipal de todo o Espírito Santo, interessados em refletir sobre as possibilidades e desafios do uso das Tecnologias Digitais no processo de ensino e aprendizagem dos jogos de rede/quadra dividida ou parede e rebote da unidade temática Esportes, da Base Nacional Comum Curricular.
Início previsto: 12/08/2019  /  Término previsto: 07/10/2019


 

Inclusão Sociodigital por meio do uso de aplicativos móveis em smartphones

Tipo: Curso
Coordenador: Profª Dra. Vanessa Battestin
e-mail: vanessa.battestin@gmail.com
Promover a inclusão sociodigital de moradores do bairro Tabuazeiro, na perspectiva de inserção social, por meio de artefatos tecnológicos móveis (smartphones) ao público jovem/adulto e idoso.
Serão ministradas 8 aulas presenciais com duração de 3 horas cada aula mais 6 horas não presenciais, totalizando 30 horas para o desenvolvimento de atividades, onde os alunos aprenderão a potencializar o uso de seus smartphones com a utilização de aplicativos específicos nas áreas de criação de sua identidade virtual, inclusão em redes sociais, uso de serviços públicos on-line, incentivar práticas saudáveis de esportes com uso de aplicativos voltados para cuidados com a saúde e prover acesso às redes de bancos e tecnologias voltadas para a área financeira.
Início previsto: Agosto/2019 / Término previsto: Novembro/2019


 

Navegando pela História: experiência de construção coletiva de práticas de ensino de História na E. M. E. F. Edna de Mattos

Tipo: PROJETO
Coordenador: Prof Dr. Antonio Donizetti Sgarbi
e-mail: donizetti@ifes.edu.br
Projeto cujo principal objetivo é construir coletivamente, a partir do cotidiano de discentes e docentes, um roteiro de estudos para o ensino de História no nível Fundamental II da E. M. E. F. Edna de Mattos.
Início previsto: 10/06/2019 / Término previsto:29/05/2020


Utilização pedagógica do patrimônio cultural do município de Serra

Coordenador: Prof Dr. Carlos Roberto Pires Campos
e-mail: carlosr@ifes.edu.br
Trata-se de oferecer uma formação continuada em serviço, na área de cultura e patrimônio, a professores da Educação Básica atuantes no Ensino Fundamental II com o intuito de contribuir para compreensão das potencialidades pedagógicas do patrimônio histórico a fim de propiciar a aprendizagem a partir da vivência do conhecimento tendo como objeto principal do curso a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada em Serra/ES. O curso buscará objetivar reflexões sobre as contribuições que o conjunto arquitetônico Reis Magos, enquanto espaço educativo não formal, pode fornecer para escola pública, auxiliando-a na construção do conhecimento nesse local a partir da vivência, numa perspectiva de formação de cidadãos em processo de emancipação, bem como o direito de acesso à cultura e a sua devida produção.
Início previsto: 21/05/2019 / Término previsto: 27/08/2019


 

2018

Programa de Formação Continuadora para Profissionais da Educação
Coordenador: Profª Dra. Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
PROGRAMA de extensão que tem como objetivo promover a formação continuada de profissionais da educação a partir da integração das ações de extensão, de caráter multidisciplinar, com as atividades de pesquisa e de ensino do Cefor, a partir de parcerias externas.
Início:01/07/2016 / Término: 30/06/2018


2017

 

Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Coordenadora: Profª Dra. Maria Auxiliadora Vilela Paiva
PROGRAMA inserido em ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do ES – GEPEM-ES, e do Grupo de pesquisas em Práticas Pedagógicas em Matemática – GRUPEM, tem por objetivo proporcionar formação continuada de professores que ensinam matemática em diferentes níveis de ensino, a partir da crença de que a reflexão sobre teoria e prática permitem que saberes próprios da docência aflorem e se relacionam para construção de sentido, promovendo assim mudanças de atitudes e, consequentemente, nas práticas docentes.
Início: 01/05/2015 / Término: 01/12/2017


Mapa do Bem: geoprocessamento e cartografia colaborativa
Coordenador: Profª Me. Esther Ortlieb Faria de Almeida
PROJETO de extensão que visa contribuir para o avanço no processo de desenvolvimento local do Território do Bem, a partir do mapeamento dos bairros, utilizando cartografia colaborativa para identificar e registrar as referências de acesso e consumo cultural, mais especificamente nas áreas de gastronomia e cultura urbana; e da criação e disponibilização de uma plataforma digital e interativa para que os usuários, clientes e os moradores em geral no Território do Bem possam participar do processo de mapeamento - apropriando-se do processo e expandindo-o em médio prazo.
Início: 01/11/2016 / Término: 30/10/2017


2016

 

Alfabetização científica e cidadania socioambiental
Coordenador: Prof Dr. Antonio Donizetti Sgarbi
Este CURSO de extensão é parte de um amplo projeto de extensão e pesquisa denominado “Alfabetização científica no contexto da cidadania Socioambiental na cidade de Vitória/ES”. Este curso nasce para incentivar a cidadania sustentável e desenvolver os meios de exercê-la, tendo como objetivos: desenvolver uma discussão sobre Alfabetização Científica tendo como eixo integrador a Educação Ambiental; construir coletivamente o conhecimento que desenvolva a cidadania socioambiental.
Início: 01/08/2015 / Término: 12/12/2016


Divisão com números naturais: Possibilidades Pedagógicas
Coordenadora: Profª Dra. Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Este CURSO de Extensão atende a solicitação da Secretaria municipal de Itaguaçu, que incentiva a formação continuada de seus professores, este curso está voltado aos docentes que ensinam matemática no ensino fundamental da rede municipal de Itaguaçu. Tratar do ensino e da aprendizagem Matemática, em especial, no que se refere a este processo nos anos iniciais do ensino fundamental, leva-nos à consideração de que as crianças apresentam um conhecimento espontâneo sobre vários conceitos matemáticos.
Início: Julho/2016 / Término: Novembro/2016


Grandezas e Medidas: Possibilidade para ações em sala de aula do ensino fundamental
Coordenadora: Profª Dra. Maria Auxiliadora Vilela Paiva
CURSO de extensão direcionado a professores da educação básica que ensinam matemática a partir do 4º ano do ensino fundamental com o objetivo de discutir metodologias de ensino e aprendizagem e trabalhar os conceitos de Grandeza e de Medidas a fim de tornar o ensino mais dinâmico e significativo.
Início: Julho/2016 / Término: Setembro/2016


III Concefor - Congresso Regional de Formação e Educação a Distância
Coordenador:Profª Dra.  Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
EVENTO de extensão anual de abrangência regional promovido pelo Cefor e tem por finalidade ser um espaço de discussão e reflexão da comunidade acadêmica sobre a formação, prática docente e a utilização de tecnologias na educação. A programação científica do evento inclui palestras, mesas redondas, fóruns, apresentações orais de trabalhos e de pôsteres.
Início: 11/08/2016 / Término:13/08/2016


Oficina de Marketing de Lugar e Publicidade Afirmativa
Coordenadora: Profª Me. Lidiane Leite Vasconcelos
EVENTO de extensão que faz parte das ações de formação e comunicação do Projeto Mapa do Bem (LabTec) e propõe-se a compreender e reverter a representação social negativa de comunidades da periferia e favelas, o que constitui num dos principais entraves ao seu desenvolvimento.
Início: 16/05/2016 / Término:19/05/2016


II Seminário do LabTec Educação, Cidadania e Tecnologia Social
Coordenadora: Profª Me. Lidiane Leite Vasconcelos
EVENTO de extensão que propõe-se a promover a formação interna dos pesquisadores e alunos que compõe a equipe do LabTec/Ifes, bem como, estabelecer intercâmbio com as experiências em tecnologia social desenvolvidas por organizações sociais de Vitória. O evento faz parte das ações de formação propostas pelo LabTec ao Cnpq, quando da submissão ao Edital nº 17/2014.
Início: 28/04/2016 / Término: 29/04/2016

 

 

Fim do conteúdo da página