Especialização em Educação Especial Inclusiva
Descrição do curso:
O curso de Especialização em Educação Especial Inclusiva almeja uma formação crítica e propositiva de profissionais da educação, para que atuem de maneira responsiva e inclusiva, oferecendo educação de qualidade a todos os alunos, reconhecendo e respondendo às suas diversas necessidades, respeitando todos os estilos e ritmos de aprendizagem, por meio de um currículo flexível e apropriado, de arranjos organizacionais, de estratégias de ensino, do uso de recursos especiais e do processo seletivo acessível, com o envolvimento de todos os agentes da comunidade escolar.
Público-alvo:
Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento com foco em profissionais da educação, que atuem em qualquer nível de ensino, e que atendam às exigências previstas em edital.
Pré-requisitos para participação no curso:
- Ter acesso a computador com internet. O estudo pode ser feito por meio de smartphone, mas algumas atividades requerem o uso de computador.
- Disponibilidade para participar de encontros e/ou avaliações síncronas.
Polos:
Se houver, estão disponíveis no edital do processo seletivo (abre em outra janela).
Número de vagas:
Conforme edital do processo seletivo (abre em outra janela).
Duração do curso:
18 meses
Carga horária:
420 horas
Componente(s) curricular(es):
- Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem (30h)
- Fundamentos da Educação Especial (60h)
- Desenvolvimento e Aprendizagem (60h)
- Público da Educação Especial (75h)
- Práticas Pedagógicas na Educação Especial (60h)
- Tópicos Especiais em Educação Especial (45h)
- Produção Científica (30h)
- Trabalho Final de Curso (60h)
Metodologia:
O Curso será desenvolvido em três semestres, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Moodle, no qual serão disponibilizados os materiais didáticos digitais, realizadas as aulas assíncronas (videoaulas) e as atividades de aprendizagem e avaliação. Além disso, o curso contempla aulas síncronas (realizadas ao vivo por meio de ferramentas de webconferência).
Os planos de ensino de cada componente curricular serão elaborados respeitando a proporção recomendada entre atividades síncronas e assíncronas de acordo com o Regulamento do Curso e do Regulamento de Organização Didática (ROD) dos Cursos de Pós-Graduação do Ifes. Os professores poderão prever em seus planos de ensino uma diversidade de atividades a serem realizadas em momentos síncronos ou assíncronos.
Processo de avaliação:
O processo avaliativo de cada componente curricular será realizado de forma processual com caráter diagnóstico e formativo, planejado e executado pelo docente responsável e expresso mediante os critérios estabelecidos no Regulamento do Curso.
Serão considerados aprovados em cada componente curricular os discentes avaliados com média igual ou superior a 60 pontos (em uma escala de 0 a 100 pontos). Os critérios de aprovação incluem o desempenho satisfatório nas atividades avaliativas, cuja aprovação acontece pelo cumprimento de, no mínimo, 60 (sessenta) pontos, numa escala de zero a cem pontos.
Para fins de recuperação do resultado final das disciplinas, o aluno poderá ser submetido a um período de recuperação, definido pelo professor, dentro da previsão de fechamento das pautas, conforme calendário acadêmico.
Coordenador(a):
Yvina Pavan Baldo
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