Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Início do conteúdo da página

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Publicado: Terça, 19 de Julho de 2016, 13h13 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 14h08

O Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um software livre de apoio à aprendizagem, utilizado para o gerenciamento de cursos e executado num ambiente virtual. A expressão também é conhecida como Learning Management System (LMS) ou, simplesmente, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Em qualquer computador com internet o aluno terá acesso à plataforma Moodle utilizando um usuário e senha enviados ao aluno por e-mail após a matrícula. Na plataforma o aluno terá acesso a uma sala de aula virtual onde vai acompanhar as atividades do curso pela internet.

Caso encontre algum problema no acesso ao ambiente virtual procure o seu tutor no polo de apoio presencial ou a secretaria do seu curso.

 

ava moodle novo 

Descontinuidade do Moodle 1.9 para Atividades Presenciais e Implantação da Nova Versão 

Informamos que a versão anterior do Moodle (versão 1.9) para Atividades Presenciais não receberá mais atualizações de segurança e somente poderá ser utilizada até o final do semestre letivo relativo a 2017/2. A partir do semestre letivo referente a 2018/1, somente serão criadas novas salas virtuais no ambiente Moodle versão 3. Você já pode utilizar a nova versão (versão 3) disponibilizada em https://ava.cefor.ifes.edu.br clicando no botão acima (Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle 3.1). 

A partir do semestre letivo 2018/1 a versão 3 será a única disponível para criações de novas salas, não sendo possível criar salas na versão 3 do moodle baseadas em salas da versão 1.9 (não será possível "migrar" automaticamente as informações de salas criadas na versão 1.9 para salas criadas na nova versão 3.1). As salas criadas no Moodle versão 1.9 estarão disponíveis para consulta, no entanto. Atue com antecedência e evite contratempos em sua sala virtual.

A primeira etapa consiste em habilitar o curso para integração com o Moodle 3. A seguir estão as orientações da Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) do Cefor a serem observadas pelos cursos presenciais do Ifes para que os cursos possam utilizar o novo Moodle: Orientações para cursos presenciais utilizarem o Moodle Novo

Além disto, nesta nova versão do Moodle, o professor tem maior autonomia e pode criar suas próprias salas virtuais para apoio à educação presencial, sem depender de abrir chamados para esta disponibilização. A seguir temos orientações sobre como realizar este procedimento: Procedimento para os professores dos cursos presencias utilizarem o Moodle 3.1

Acesso ao Moodle versão 1.9

 ava moodle distancia       ava moodle presencial

 

Fim do conteúdo da página