Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas frequentes > [PARA PROFESSORES] Práticas em EaD - Acessibilidade > 5. Para garantirmos acessibilidade digital, basta garantirmos recursos de tecnologia assistiva? Quais são as recomendações que aferem um bom nível de acessibilidade a artefatos digitais?
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

5. Para garantirmos acessibilidade digital, basta garantirmos recursos de tecnologia assistiva? Quais são as recomendações que aferem um bom nível de acessibilidade a artefatos digitais?

Não. Os recursos de tecnologia assistiva não são o suficiente para garantir a acessibilidade digital. É preciso que professores, profissionais da área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) concebam artefatos digitais com melhores níveis de acessibilidade.
Já existem documentos que norteiam o desenvolvimento acessível, tanto internacionais como nacionais, que que trazem como recomendações:

  1. Disponibilizar meios que facilitem a navegação pelo teclado;
  2. Oferecer descrição para as imagens que transmitem conteúdo;
  3. Descrever links com texto explicativo;
  4. Utilizar cada elemento para o seu propósito (itens de lista para listas, estilos de título para títulos, tabelas para dados tabulares, etc.);
  5. Utilizar cores com uma boa relação de contraste;
  6. Dar preferência a fontes sem serifa (mais limpas);
  7. Oferecer alternativas para áudio e vídeo (legenda, transcrição textual, Libras, audiodescrição).
Fim do conteúdo da página