Cefor Marca Presença no Copels 2024 e Reforça Compromisso com a Acessibilidade Digital
Entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024, Florianópolis (SC) recebeu o Congresso de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels), um dos maiores eventos nacionais e internacionais voltados à tradução, interpretação e linguística das Línguas de Sinais. O evento, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacou as últimas pesquisas e avanços na área, promovendo debates essenciais para a inclusão e acessibilidade linguística. Uma das novidades mais destacadas no evento foi o uso de tecnologias no apoio à tradução e acessibilidade, em especial, a inteligência artificial, que vem revolucionando as práticas de tradução e ampliando as possibilidades de inclusão. Este ano, o Copels contou com a participação de duas servidoras do Cefor, da Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais (CGTE), Clara Marques e Eliana Burgarelli, que levaram suas contribuições sobre o uso de tecnologias digitais na Educação a Distância (EAD).
Clara Marques e Eliana Burgarelli participaram do evento apresentando dois trabalhos, desenvolvidos em coautoria com Rutinelli da Penha Fávero. O primeiro foi "Tecnologias Digitais e Tradução em Libras na Educação a Distância: Um Recorte Autoetnográfico" e o segundo, "Videobook como Proposta de Documentação Conceitual em Libras na Educação a Distância". Ambas as apresentações destacaram como as tecnologias educacionais podem ser projetadas para oferecer uma experiência mais acessível para alunos surdos, ampliando o alcance da EAD e reforçando o papel do Cefor na promoção da inclusão digital. Os estudos realizados mostram a importância de criar ambientes educacionais que não apenas integrem tecnologias, mas que também respeitem as especificidades linguísticas dos diferentes públicos, garantindo um ensino mais justo e acessível.
A participação do Cefor, por meio da Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais (CGTE), no Copels reforça seu compromisso com a inovação nas práticas educacionais e com o desenvolvimento de políticas inclusivas voltadas para a acessibilidade. O Cefor vem se destacando na área da inclusão digital, especialmente por meio de iniciativas que buscam atender às necessidades da comunidade surda no contexto da Educação a Distância. Esses esforços são cruciais para promover o acesso igualitário à educação, criando oportunidades para que todos possam aprender e se desenvolver, independentemente de suas condições linguísticas ou físicas.
O Copels, que desde 2004 se consolidou como um ponto de referência para o intercâmbio acadêmico, reuniu este ano especialistas de diversas partes do mundo, incluindo Europa, América Latina e América do Norte. O evento reafirma a importância de se discutir as políticas de acessibilidade em escala global e de compartilhar soluções para os desafios enfrentados pela comunidade surda no acesso à educação. Através dessa participação, o Cefor reafirma seu compromisso em ser um agente ativo na construção de um futuro mais inclusivo e tecnologicamente avançado.
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