Artigo do Ifes conquista 1º lugar no CBIE 2024 com inovação em MOOC para comunidade surda
O artigo “Inovação em MOOC: estratégias para o Ensino de Pensamento Computacional a Pessoas Surdas” conquistou o primeiro lugar no III Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, realizado durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 2024. A apresentação foi realizada por Ana Carla Kruger Leite, que fez história ao ser a primeira pessoa surda a apresentar um trabalho no evento em seus 13 anos de existência.
O artigo foi desenvolvido por Ana Carla em parceria com as professoras Márcia Gonçalves de Oliveira e Vanessa Battestin, ambas do Ifes, e com Gabriel Silva Nascimento, co-orientador da aluna. A pesquisa trouxe uma abordagem inovadora para a inclusão da comunidade surda no ensino de Pensamento Computacional, utilizando a metodologia de MOOC (Curso Online Aberto e Massivo). O curso foi desenvolvido como parte da disciplina de MOOCs do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes), sob a coordenação de Vanessa e Márcia, e demonstrou como a tecnologia pode ser utilizada para promover acessibilidade e inclusão.
A Plataforma de Cursos Abertos do Ifes, disponível em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/v/, segue a tendência mundial na oferta de cursos 100% online, no formato MOOC. São cursos gratuitos e sem tutoria, abertos a qualquer pessoa, sem necessidade de processo seletivo, e certificados pelo Ifes após aproveitamento mínimo de 60% do curso. A plataforma já contabiliza quase 200 mil matrículas e mais de 60 mil certificados emitidos, reforçando o compromisso do Ifes com a educação inclusiva e de qualidade, oferecendo oportunidades de aprendizado acessíveis a todos.
Durante a premiação, a conquista foi celebrada por toda a equipe, que destacou o impacto e a relevância do trabalho. Márcia Gonçalves de Oliveira, uma das autoras do artigo, comentou: "Foi realmente um grande sucesso. O coordenador do evento disse que a Ana Carla foi a primeira pessoa surda a apresentar no CBIE em 13 anos de existência, e todos nós estamos muito felizes. O MOOC foi construído durante a disciplina que eu e Vanessa coordenamos no Educimat, e essa conquista mostra a importância do trabalho em equipe e da inclusão." Ana Carla também apresentou um segundo artigo no evento, reforçando seu papel de destaque na pesquisa e na inclusão da comunidade surda no âmbito acadêmico. O coordenador do evento enfatizou a importância dessa conquista e a relevância da primeira apresentação feita por uma pessoa surda no CBIE.
Para Vanessa Battestin, presidente da comissão MOOC do Ifes e também professora da disciplina, este é um dos exemplos de como a Plataforma de Cursos Abertos do Ifes, por meio de seus MOOCs, pode ser inclusiva, seja a alunos com algum tipo de deficiência, seja socialmente, uma vez que pessoa de qualquer condição financeira e qualquer parte do mundo pode acessar cursos de qualidade por meio da plataforma.
Parabenizamos a todos os envolvidos por essa importante conquista e seguimos torcendo pelo prêmio que o grupo ainda disputa no evento!
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