Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Artigo do Ifes conquista 1º lugar no CBIE 2024 com inovação em MOOC para comunidade surda
Início do conteúdo da página

Artigo do Ifes conquista 1º lugar no CBIE 2024 com inovação em MOOC para comunidade surda

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2024, 16h26 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2024, 17h06

O artigo “Inovação em MOOC: estratégias para o Ensino de Pensamento Computacional a Pessoas Surdas” conquistou o primeiro lugar no III Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão, realizado durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) 2024. A apresentação foi realizada por Ana Carla Kruger Leite, que fez história ao ser a primeira pessoa surda a apresentar um trabalho no evento em seus 13 anos de existência.

ANACLARA CBIE1024 02

O artigo foi desenvolvido por Ana Carla em parceria com as professoras Márcia Gonçalves de Oliveira e Vanessa Battestin, ambas do Ifes, e com Gabriel Silva Nascimento, co-orientador da aluna. A pesquisa trouxe uma abordagem inovadora para a inclusão da comunidade surda no ensino de Pensamento Computacional, utilizando a metodologia de MOOC (Curso Online Aberto e Massivo). O curso foi desenvolvido como parte da disciplina de MOOCs do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes), sob a coordenação de Vanessa e Márcia, e demonstrou como a tecnologia pode ser utilizada para promover acessibilidade e inclusão.

A Plataforma de Cursos Abertos do Ifes, disponível em https://mooc.cefor.ifes.edu.br/v/, segue a tendência mundial na oferta de cursos 100% online, no formato MOOC. São cursos gratuitos e sem tutoria, abertos a qualquer pessoa, sem necessidade de processo seletivo, e certificados pelo Ifes após aproveitamento mínimo de 60% do curso. A plataforma já contabiliza quase 200 mil matrículas e mais de 60 mil certificados emitidos, reforçando o compromisso do Ifes com a educação inclusiva e de qualidade, oferecendo oportunidades de aprendizado acessíveis a todos.

Durante a premiação, a conquista foi celebrada por toda a equipe, que destacou o impacto e a relevância do trabalho. Márcia Gonçalves de Oliveira, uma das autoras do artigo, comentou: "Foi realmente um grande sucesso. O coordenador do evento disse que a Ana Carla foi a primeira pessoa surda a apresentar no CBIE em 13 anos de existência, e todos nós estamos muito felizes. O MOOC foi construído durante a disciplina que eu e Vanessa coordenamos no Educimat, e essa conquista mostra a importância do trabalho em equipe e da inclusão." Ana Carla também apresentou um segundo artigo no evento, reforçando seu papel de destaque na pesquisa e na inclusão da comunidade surda no âmbito acadêmico. O coordenador do evento enfatizou a importância dessa conquista e a relevância da primeira apresentação feita por uma pessoa surda no CBIE.

Para Vanessa Battestin, presidente da comissão MOOC do Ifes e também professora da disciplina, este é um dos exemplos de como a Plataforma de Cursos Abertos do Ifes, por meio de seus MOOCs, pode ser inclusiva, seja a alunos com algum tipo de deficiência, seja socialmente, uma vez que pessoa de qualquer condição financeira e qualquer parte do mundo pode acessar cursos de qualidade por meio da plataforma.

Parabenizamos a todos os envolvidos por essa importante conquista e seguimos torcendo pelo prêmio que o grupo ainda disputa no evento!

registrado em:
Fim do conteúdo da página