Página inicial > Notícias > Ifes Celebra 5 Anos da Plataforma de Cursos Abertos com Evento Especial Online

Ifes Celebra 5 Anos da Plataforma de Cursos Abertos com Evento Especial Online

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2024, 12h19 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 12h25

youtube MOOC Discovery 2024 002

O Instituto Federal do Espírito Santo celebra, nesta quinta-feira, 17 de outubro, o quinto aniversário de sua Plataforma de Cursos Abertos. O evento, que será realizado online às 16h30, marca meia década de democratização do acesso ao conhecimento por meio dos MOOCs (Massive Open Online Courses), termo em inglês para Cursos Online, Abertos e Massivos.

O que são MOOCs?

MOOCs são cursos online, gratuitos, acessíveis a qualquer pessoa, que podem ser realizados no ritmo de cada estudante. Essa modalidade de ensino se popularizou durante a pandemia, tornando-se uma importante ferramenta de inclusão educacional.

Evolução da Plataforma

Lançada em 1º de outubro de 2019, a plataforma do Ifes começou com apenas três cursos. Atualmente, ela oferece 118 cursos, com outros 30 em desenvolvimento. A plataforma já contabiliza a marca expressiva de quase 190 mil inscrições, demonstrando o grande interesse do público por essa modalidade de ensino. Nos últimos 12 meses, a Plataforma de Cursos Abertos do Ifes recebeu quase 6 milhões de visitas dos usuários.

A plataforma se destaca por oferecer cursos de curta duração (máximo de 60 horas), com certificação gratuita após a conclusão. Os alunos também contam com suporte técnico para auxiliar durante o processo de aprendizagem.

Para conhecer os cursos disponíveis, basta acessar a plataforma em: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/

Projetos Especiais

Além dos cursos regulares, o Ifes desenvolve projetos específicos em parceria com outras instituições. Entre eles estão:

• Rio Doce Escolar (Educimat): Voltado ao apoio à educação em matemática para jovens em escolas da bacia do Rio Doce, visando mitigar lacunas educacionais geradas pelo desastre ambiental na região.
  • MOOCs UnAC: Promovem educação acessível em diversas áreas do conhecimento, com foco em inclusão e democratização do ensino.
  • Corte de Lovelace: Capacitação para mulheres em áreas tecnológicas, inspirado na história de Ada Lovelace, visando aumentar a participação feminina na tecnologia.
  • Embrace (HAMK): Um projeto europeu que visa apoiar o desenvolvimento de habilidades e o empreendedorismo em áreas rurais, conectando jovens e adultos a oportunidades de inovação por meio de tecnologias aplicadas.
  • Educador Maker: Formação de professores no uso de ferramentas da cultura maker, incentivando atividades práticas e criativas em sala de aula.
  • + Mulheres na Política: Uma iniciativa de capacitação do Governo Federal voltada para aumentar a participação feminina no cenário político, promovendo equidade de gênero nas esferas de poder.

Evento de Aniversário

O evento de aniversário será transmitido online no YouTube (http://www.youtube.com/@IfesCefor), com a participação de membros da comunidade acadêmica e convidados especiais. A programação incluirá um breve histórico da plataforma, a apresentação de números e indicadores de sucesso, além do anúncio de novidades e curiosidades sobre a plataforma e seus estudantes. Entre as novidades estão o lançamento de novos cursos, a proposta de uma nova interface gráfica da vitrine de cursos e a implementação do Centro Virtual de Idiomas.

Um Marco na História do Ifes

A Plataforma de Cursos Abertos do Ifes é um marco na história da instituição, demonstrando o potencial da tecnologia para democratizar o acesso à educação. O evento de aniversário é uma oportunidade para celebrar essa trajetória e reafirmar o compromisso do Ifes com a educação aberta e de qualidade para todos.