Página inicial > Notícias > Projeto de Programação e Robótica para meninas vai formar mais de 100 estudantes de baixa renda em Vitória

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 10h59 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 11h01

Site Cefor Corte Lovelace 5 municipios

A Corte de Lovelace é uma iniciativa do Ifes e cerca de 2 mil estudantes já passaram pelo projeto

O Projeto Corte de Lovelace, que oferta curso de Programação e Robótica para adolescentes e jovens de baixa renda, vai formar mais de 100 estudantes, em uma solenidade que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 11 de julho, em Vitória. O evento vai reunir estudantes de cinco municípios: Anchieta, Cariacica, Ibiraçu, Linhares e Nova Venécia. A formatura ocorrerá na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na avenida Anísio Fernandes Coelho, 1260, Jardim da Penha, Vitória.

A Corte de Lovelace é um programa de extensão do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor-Ifes). A iniciativa nasceu em 2017 e até o final deste ano estará presente em 20 municípios do Espírito Santo. Cerca de 2 mil estudantes já passaram pelo curso.

O curso é dividido em quatro módulos: Pensamento Computacional, Programação, Robótica Educacional, Estágio Dirigido, conta com 270 horas e contempla aulas presenciais e à distância. A seleção dos alunos acontece por meio de escolas públicas parceiras espalhadas por todo o Estado. A cada semestre são abertas de três a cinco turmas com limite de 40 vagas cada e, anualmente, o projeto realiza duas formaturas, reunindo estudantes que estão aptos para a graduação.

nome do programa Corte de Lovelace é uma referência à Ada de Lovelace, a primeira programadora do mundo, que era uma nobre condessa. A coordenadora do programa, professora Márcia Gonçalves explica que a área de computação é predominantemente masculina, por isso, esse projeto veio contrapor a esta realidade e proporcionar um modelo lúdico e descomplicado de aprendizado, especialmente para o público feminino.

“Elas ficam encantadas. Gostam de brilho, cor e status. Por isso que a Corte dá certo”, completa.

Formatura da Corte de Lovelace

• Data: 11 de julho