Página inicial > Notícias > Cefor Participa de Seminário Final sobre Realidade Virtual e Metaverso na Educação

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 10h29 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 11h06

O Cefor convida toda a comunidade acadêmica e interessada para o Seminário Final sobre "A Incorporação das Tecnologias de Realidade Virtual na Educação e o Desenvolvimento de Experiências Pedagógicas em Ambientes de Metaverso".

• Data: 12 de julho de 2024
  • Horário: Das 9h às 13h
  • Local: Parque Tecnológico da UFRJ

Este evento é organizado pelo Laboratório de Estudo das Ciências do Instituto NUTES/UFRJ, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Educação à Distância da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, a Faculdade de Educação da UFRJ, o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, a Universidade UniLaSalle e a Universidade Federal do Paraná. O Cefor participa ativamente desta pesquisa.

O objetivo do seminário é apresentar e debater os resultados do projeto de pesquisa que investigou o uso da realidade virtual e do metaverso na educação. Este projeto, financiado pelo Parque Tecnológico da UFRJ, permitiu a aquisição de tecnologias avançadas como os óculos Quest 3, essenciais para a aplicação das pesquisas.

Rutinelli da Penha Fávero, pesquisadora do Cefor, destaca: "Essa pesquisa inicial buscou compreender o uso do metaverso na educação e saúde, destacando-se pelo financiamento do Parque Tecnológico e a parceria com a Fiocruz, utilizando metodologia participativa para explorar a interação e o impacto das tecnologias na educação à distância."

Ela acrescenta: "Eu acredito que o metaverso, assim como a inteligência artificial, é uma das promessas de uso para a educação. Nessa pesquisa percebemos algumas possibilidades de uso e da própria efetivação da tecnologia."

Além disso, Rutinelli enfatiza a importância do aspecto social da pesquisa, ressaltando as discussões sobre o impacto das tecnologias e as desigualdades no uso dessas inovações. "Infelizmente, ainda observamos muitas desigualdades no acesso e uso das tecnologias. Na nossa pesquisa, buscamos entender melhor essas diferenças e promover uma interação mais inclusiva, especialmente em ambientes de educação à distância."

Link para inscrições no evento: https://www.even3.com.br/seminario-final-para-compartilhamento-dos-resultados-do-projeto-de-pesquisa-474481/