Corte de Lovelace do Cefor Celebra o Ada Lovelace's Day com Aulas Inaugurais em Ecoporanga
A Corte de Lovelace do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor/Ifes vai celebrar o Ada Lovelace’s Day no dia 10 de outubro no município de Ecoporanga. A celebração acontece por meio das aulas inaugurais do curso “Moocs de Lovelace - Curso Híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educacional na Perspectiva da Educação 5.0”. As aulas acontecerão às 8h e às 10h da manhã no Polo UAB de Ecoporanga. O evento é destinado para alunos do Ensino Fundamental e Médio do município.
Desde 2009, comemora-se na segunda terça-feira do mês de outubro o Ada Lovelace’s Day. Batizado com o nome daquela que é considerada a primeira programadora do mundo, a data é uma celebração das conquistas femininas em áreas que até hoje são dominadas por homens, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. “A Ada de Lovelace era uma nobre condessa que foi a primeira programadora do mundo. Ela foi a primeira a pensar que o computador poderia fazer qualquer coisa, desde que obedecesse a um procedimento ou passo-a-passo”, afirma Márcia Gonçalves, coordenadora da Corte no Cefor.
Mas afinal quem foi Ada de Lovelace?
Nascida no dia 10 de dezembro de 1815, a britânica é filha da combinação entre exatas e humanas. Seu pai, Lord Byron, é considerado um dos principais poetas da Inglaterra e a abandonou com apenas um mês de vida. Já sua mãe, Annabella, era uma estudiosa da matemática e fez de tudo para aproximar a pequena Ada dos números, distanciando-a de um caminho semelhante ao do pai.
Aos 27 anos, a então condessa iniciou uma parceria com o inventor Charles Babbage, responsável por projetar a primeira máquina analítica – uma espécie de computador de uso geral. Após realizar um seminário sobre o funcionamento da sua máquina, que daria origem a um artigo em francês, o cientista pediu a ajuda de Ada para traduzi-lo para o inglês. Assim ela o fez, mas acrescentando notas extremamente detalhadas, em que descrevia nada menos que um algoritmo sobre como a “máquina analítica” poderia computar uma série de números complexos, chamados de Sequência de Bernoulli. Ou seja, em 1842, Ada Lovelace criou o primeiro programa, antes mesmo da existência concreta de um computador. A matemática morreu jovem, aos 36 anos, em decorrência de um câncer de útero. O reconhecimento do seu trabalho veio cerca de um século depois, com a republicação de suas notas que trazem a descrição de um modelo de computador e seu respectivo software (Fonte: Revista Galileu).
Redes Sociais