Cefor comemora aniversário de 17 anos e faz "Esquenta" para o Congresso de Formação Docente e EaD - Concefor - que será realizado em 2024
Na última sexta-feira, dia 11 de agosto, aconteceu na sede do Centro de Referência em Formação e Educação à Distância - Cefor/Ifes o “Esquenta” para o VII Congresso Regional de Formação e Educação a Distância - Concefor que vai acontecer no ano que vem e também a comemoração dos 17 anos do Cefor.
Para comemorar os 17 anos do Centro, os instantes que antecederam a abertura do Esquenta Concefor foram marcados por um momento de confraternização entre servidores, convidados e participantes.
Para a abertura do Esquenta Concefor, a diretora do Cefor, Aline Freitas, fez o discurso de início dos trabalhos. “É com grande alegria e honra que nos reunimos aqui, hoje, amigos, colegas de trabalho, alunos e egressos, presencial e virtualmente pelo nosso canal do Youtube, para celebrar o 17º aniversário do Cefor. Este é um momento de reflexão, gratidão e celebração pelo incrível percurso que percorremos até agora. Ao longo dos últimos 17 anos, o Cefor tem buscado com dedicação e trabalho árduo conquistas inestimáveis: como o conceito 5 do Inep, projetos e atividades de abrangência nacional e até internacional, e ser uma referência em EaD para o próprio Ifes e para o Brasil. Desde o início lá em 2006, quando ainda éramos o Centro de Educação a Distância - CEAD, temos dedicado nossos esforços na busca constante da excelência educacional, na expansão e na institucionalização da EaD no Ifes”, destacou a diretora. O evento contou com uma programação de duas mesas redondas, com momentos para perguntas e discussões e por fim, a chamada para o evento de 2024 e a revelação do tema do congresso.
A primeira mesa redonda “Educação e computação no empoderamento feminino” contou com duas palestrantes, a professora Márcia Gonçalves e a Pró-Reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos. A professora Márcia falou um pouco sobre o avanço da engenharia da computação e destacou o papel que as mulheres tiveram para que isso acontecesse. Adriana, contou um pouco de sua história pessoal e destacou o que o Ifes vem fazendo para que mais meninas tenham acesso à educação e permaneçam estudando. Já a segunda mesa redonda “Inteligência artificial ou real: impactos na educação” também contou com duas palestrantes, ambas professoras do Cefor. A professora Mariella Berger falou sobre a Inteligência Artificial, os desafios, as ferramentas que podem auxiliar o dia-a-dia e projetos que estão em andamento sobre a I.A. Larissy Alves, a segunda palestrante, comentou sobre os impactos da I.A para educação e como professores e estudantes podem se utilizar dela como algo positivo para o aprendizado. Ao final de cada mesa redonda, a palavra foi cedida ao público para fazer perguntas e comentários.
No final do evento o tema do VII Concefor foi revelado: “Educação e inteligência tecnológica - Inovação no Ensino e na Aprendizagem” e todos foram convidados para a participação no evento que será realizado de 14 a 16 de agosto de 2024.
Assista abaixo o evento na íntegra ou em nosso canal do YouTube:
Fotos do dia
Foto 1: Parabéns, Cefor!
Foto 2: Servidores e colaboradores do Cefor
Foto 3: Palavras da diretora Aline Freitas nos 17 anos do Cefor
Foto 4: As diretoras do Cefor: Yvina Baldo, Vanessa Battestin, Mariella Berger e Aline Freitas
Foto 5: A diretora do Cefor, Aline Freitas, no discurso sobre o VII Concefor
Foto 6: Marcos Accioly apresentando o evento
Foto 7: Mesa 1: “Educação e computação no empoderamento feminino” com a profa. Márcia Gonçalves e a Pró-Reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky
Foto 8: a Pró-Reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky durante fala na Mesa 1: “Educação e computação no empoderamento feminino”
Foto 9: Mesa 2: “Inteligência artificial ou real: impactos na educação” com a profa. Mariella Berger e a profa. Larissy Alves
Foto 10: Mesa 2: “Inteligência artificial ou real: impactos na educação” com a profa. Mariella Berger
Redes Sociais