Página inicial > Notícias > Alunos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos concluem projeto sobre Metaverso

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 11h24 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2023, 11h59

Os alunos do terceiro período do curso Técnico em Multimeios Didáticos – TMD, do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância - Cefor/ Ifes concluíram no dia 13 de abril um projeto sobre o Metaverso.

O Metaverso pode ser resumido como um ambiente virtual, imersivo e hiper-realista. Nele as pessoas são representadas por avatares e em alguns locais é preciso usar os óculos (VR) que permitam a visualização das realidades e a imersão no ambiente. Nos mundos do Metaverso é possível trabalhar, estudar e interagir com outras pessoas.

Este projeto foi realizado na disciplina de Legislação e Ética, ele aconteceu em 3 etapas, na primeira delas, os alunos usaram os óculos (VR) e conheceram algumas possibilidades do Metaverso; na segunda etapa foram aprofundadas as discussões éticas sobre os usos do Metaverso em educação e, por último, foi realizada uma aula dentro do Metaverso, no ambiente Workrooms.

O principal objetivo foi permitir ao futuro técnico em multimeios didáticos o conhecimento de tecnologias mais modernas para apoio no uso em processos educativos e, criar uma base sólida de discussão e reflexão dos aspectos éticos que essa situação exigirá dos profissionais da área.

O aluno Fabio Claudino Pereira afirmou que “é um mundo desafiador para todos os seres humanos, pois precisamos ter muito cuidado nesse mundo virtual, porque muitos direitos não são garantidos e tornaram um mundo sem lei. Voltado para educação, vejo como um instrumento de aprendizado positivo quando se tem uma norma de conduta a ser seguida para que os objetivos sejam alcançados por todos os profissionais em qualquer área de conhecimento”. Bruna Monteiro afirmou que a “atividade foi muito importante para a formação acadêmica e para a vida pessoal. Tendo em vista que o uso do metaverso cada vez mais fará parte da realidade em um futuro próximo”, concluiu ela.

Para a professora, Rutinelli, a atividade foi desafiadora, mas muito relevante: “acredito que nossos alunos de curso TMD precisam acessar as tecnologias que podem inovar o ensino e realizar essa discussão pelo viés da ética nos mostrou que ainda há muito a considerar em ações assim. Inclusive, com os usos pelas pessoas e instituições, mais situações desafiadoras vão surgir e precisarão de reflexão da sociedade. É muito importante que todos os envolvidos nos processos educativos possam discutir a temática.”

A aluna Cristina Pereira afirmou que a atividade em si foi super diferenciada e enriquecedora. “Acredito que se tivéssemos a disponibilidade de equipamentos para todos seria mais interessante, os colegas assim como eu, no meu ponto de vista, se sentiram lisonjeados em participar desse momento e a professora foi 10 em trazer esse momento”, concluiu ela.

metaverso1

metaverso2