Página inicial > Notícias > Escola de Inovação de Vitória

Escola de Inovação de Vitória

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 19h33 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 19h34

A Secretaria de Educação de Vitória, dentre suas ações que visam a modernização de metodologias, de processos de ensino e de aprendizagem e o uso de equipamentos educacionais, implantou em 2020 a Escola de Inovação, o quinto Centro de Ciência, Educação e Cultura da Capital. A Escola de Inovação de Vitória oferece aos estudantes e professores das redes públicas e privadas oportunidades de visitação e formação em estações de Robótica, Impressão 3D, Realidade Virtual e Marcenaria Digital.

O Centro de Ciência, Educação e Cultura – Escola de Inovação de Vitória - ES, por meio de seu acervo composto por equipamentos modernos de prototipagem de produtos, associando o uso de metodologias ativas nos processos de criação e desenvolvimento, se propôs a avançar no ensino de programação e robótica, processos de fabricação digital por meio abordagens de aprendizagem ativa e ofertou, no ano de 2022, formação para estudantes e professores de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória por meio de parceria com o IFES/CEFOR.

Após essa experiência de execução do Projeto A Escola de Inovação de Vitória,ES: Robótica, Fabricação Digital e Metodologias Ativas (re)inventando a Educação, renovou-se a parceria com o IFES/CEFOR e a oferta de formação para professores de outras redes municipais e estadual, sendo uma turma por ano num total de três turmas, o que possibilitará a formação de 60 professores multiplicadores.

Na semana de 07 a 11 de novembro de 2022, acontecerá a etapa presencial da formação de professores tutores e multiplicadores da Rede Estadual e da Corte de Lovelace. Esse curso está sendo ofertado por meio de uma parceria entre a SEME, a SEDU e o Ifes/Cefor e será realizado de forma híbrida, nos anos de 2022 a 2024, totalizando 120 horas (com certificado emitido pelo Ifes/Cefor).

A formação é uma das ações da Corte de Lovelace (projeto do Ifes/Cefor parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com a SECTIDES no projeto UNIVERSIDADES).

O primeiro momento da formação é presencial e tem como foco a Robótica com conjuntos Lego Spike Prime. Os cursistas continuarão seus estudos na modalidade à distância por meio de plataforma online, no período de novembro de 2022 a abril de 2023. E, por fim, realizarão o segundo momento presencial, em abril de 2023 na Escola de Inovação de Vitória, Parque Moscoso, com foco em Robótica Educacional com Arduíno.

Após a conclusão da formação, os professores cursistas da rede estadual atuarão como multiplicadores da formação recebida e contribuirão com a elaboração de práticas pedagógicas sobre Robótica Educacional enquanto subsídio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de professores da educação básica.

foto1

foto2