Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor apoia o Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página

Cefor apoia o Setembro Amarelo

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h24 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 16h16

Cefor destaca a importância de falar sobre a prevenção ao suicídio

 Setembro Amarelo 2022 CEFOR

O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância - Cefor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes apoia o Setembro Amarelo e enfatiza o compromisso em falar sobre esse mês tão importante para a conscientização da população sobre a prevenção ao suicídio.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha!

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.
É importante falar sobre o Centro de Valorização da Vida - CVV que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Acesse: https://www.cvv.org.br/

Saiba mais: https://www.setembroamarelo.com/

Informações retiradas de: https://www.setembroamarelo.com/
https://www.gov.br/mdh/pt-br/setembro-amarelo

registrado em:
Fim do conteúdo da página