Página inicial > Notícias > O Projeto Corte de Lovelace realizou formatura na última segunda-feira

O Projeto Corte de Lovelace realizou formatura na última segunda-feira

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 12h21 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 12h21

A formatura contou com a participação de diversas autoridades, professores e alunos.

formatura lovelace 2022

Fotos: Ita Martins

Na última segunda-feira, 27, a Corte de Lovelace realizou a formatura das turmas de Baixo Guandu e de Mantenópolis. O evento aconteceu às 14h no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.
Segundo a professora do curso, Márcia Gonçalves, no evento de formatura, meninas e meninos de escolas estaduais de Mantenópolis e Baixo Guandu receberam certificados do Ifes e títulos de nobreza da Corte conforme os desempenhos obtidos. E as cinco melhores meninas foram premiadas.

“A importância do evento é a iniciação tecnológica de meninas do interior capixaba em Pensamento Computacional, Programação e Robótica por meio de um curso híbrido gamificado baseado em oficinas presenciais e Moocs de Lovelace”, ressaltou a professora.

Para a diretora-geral do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor/ Ifes, Aline Freitas, foi uma satisfação imensa participar de um evento tão importante para tantas meninas e meninos dos municípios do interior do Espírito Santo.

“Saber que a Corte de Lovelace e o Cefor/Ifes está conseguindo levar o pensamento computacional aos estudantes de escolas públicas que até então nem imaginavam ter este tipo de conhecimento é alimentar nossa vontade/esperança de oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou Aline Freitas.

Informações sobre o curso

O curso híbrido é resultante do projeto “Mooc de Lovelace no Ensino Híbrido e On-line de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Uma Chamada de Meninas para a Computação' e é uma realização do Projeto Corte de Lovelace (Ifes/Cefor) em parceria com a SEDU e o Programa Agenda Mulher, da Vice-Governadoria do Estado do Espírito Santo. Conta ainda com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Ministério da Educação e Facto, além do Programa Meninas Digitais, da SBC. O projeto é coordenado pela professora Márcia Gonçalves de Oliveira, do Cefor, faz parte da Chamada Pública 03/2020, que selecionou projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0.