Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor/ Ifes lança três novos cursos Mooc nesta sexta-feira
Início do conteúdo da página

Cefor/ Ifes lança três novos cursos Mooc nesta sexta-feira

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 08h41 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2022, 08h57

Os cursos são gratuitos, totalmente online e estarão disponíveis na Plataforma de Cursos Abertos do Ifes a partir da data de hoje.

 

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes lança três novos Cursos Mooc. Os cursos Mooc são cursos Online, Abertos e Massivos (do inglês: Massive Open Online Courses). São uma grande forma de inclusão social, uma vez que podem ser cursados por qualquer pessoa, de qualquer lugar e no seu tempo! A Plataforma de Cursos Abertos do Ifes já possui mais de 70 mil inscrições nos 51 cursos já disponibilizados.

Novos Cursos
Os três novos cursos são: MOOC de Lovelace: Robótica Educacional; Introdução à Libras e Introdução à Educação de Surdos.

O Mooc de Lovelace: Robótica Educacional é um curso de Introdução à Robótica desenvolvido como uma ação de chamada de mulheres para as carreiras de computação do Projeto Corte de Lovelace dentro da proposta de atrair mais mulheres para a computação, realizado pelo “Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação”. O curso não é exclusivo para mulheres e, por isso, incentiva a participação de todos e todas que queiram aprender robótica e apoiem as ações de incentivo à maior participação feminina nas carreiras de computação. Os diferenciais desse curso em relação a outros cursos de robótica são os seguintes: uso de vídeo aulas explicando conteúdos e conceitos, aprendizagem baseada em mecanismos, fórum "um ao outro ajudou" para compartilhamento de dúvidas, atividades orientadas ao desenvolvimento de habilidades e atividades gamificadas. Ele tem carga horária de 60 horas, em português, com nível de dificuldade intermediário e como requisitos técnicos, o aluno precisa ter computador com acesso a Internet, softwares Arduído IDE, entre outros e conhecimentos de informática básica.

Já o curso de Introdução à Educação de Surdos é um curso que tem por objetivo abordar questões relacionadas à surdez em sala de aula por meio de discussões que perpassam a inclusão, a linguagem e a cultura. Esta discussão, por sua vez, visa orientar e contextualizar profissionais da área da educação que se interessam pelo universo da surdez. Tem carga horária de 30 horas, em português, com nível de dificuldade básico, onde objetiva-se como público-alvo profissionais da área da educação que atuam ou esperam atuar com alunos surdos, mas espera-se que tenham um conhecimento prévio relacionado à área da educação. Não há necessidade de nenhum software ou equipamento específico para a realização deste curso.

Temos também o curso de Introdução à Libras que objetiva ensinar noções teóricas básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais. Tal curso é fundamentado nos valores institucionais de comprometimento com a inclusão e diversidade e na promoção da inclusão e acessibilidade comunicacional estabelecidas nas Leis 10.098/2000, 10.436/2002 e 13.146/2015, além das regulamentações da Lei 10.436/2002, previstas nos Decretos 5626/2005 e 9656/2018. Tem carga horária de 30 horas, em português, nível de dificuldade básico e é destinado às pessoas que estão iniciando o aprendizado ou já possuem certo conhecimento básico sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

 

Quais as principais características dos cursos MOOC?
São totalmente online – Podem ser cursados de qualquer local, em qualquer horário, seja pelo computador, tablet ou smartphone e há um canal de suporte online do Cefor.
São de curta duração – Geralmente tratam de assuntos específicos de um determinado conteúdo e no Ifes têm carga horária máxima de 60 horas. Assim, não poderão ser ofertados cursos técnicos, de graduação e pós-graduação neste formato. Entretanto, os MOOCs podem ser utilizados como parte de cursos a distância ou na carga horária a distância em cursos presenciais (a cargo das coordenadorias e professores das disciplinas), assim como podem ser contabilizados como atividades complementares (seu aproveitamento caberá às coordenadorias de cursos).
São ofertados continuamente, com turmas semestrais – Os cursos começam juntos no início do semestre e finalizam no fim do semestre. No dia seguinte já iniciam as próximas turmas.
Não possuem processo seletivo (são abertos ao grande público). O aluno acessa a plataforma e, assim que se inscrever em um curso, já estará automaticamente matriculado e poderá começar a estudar. Além disso, não há registro no sistema acadêmico institucional.
O termo evasão não faz sentido aqui – Muitos alunos finalizarão o curso e obterão o certificado, mas muitos só buscam o aprendizado de certo conteúdo e sairão do curso assim que o obtiver. Isso não é demérito do curso e sim parte de sua característica. Para não haver prejuízos neste quesito em termos de indicadores, apenas alunos que concluem o curso (aprovados ou reprovados) serão enviados aos sistemas Sistema Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e à Plataforma Nilo Peçanha (PNP), ambiente virtual que reúne estatísticas oficiais da Rede Federal.
Não possuem tutoria a distância ou presencial (são autoestudo) – Os cursos são projetados de forma que o aluno consiga cursá-los por meio dos recursos disponíveis e de forma autônoma, sem acompanhamento por professores ou tutores. Para tal, as atividades avaliativas possuem correção automática.
A certificação é automática – Após o aluno realizar as atividades avaliativas do curso, se tiver aproveitamento mínimo de 60% e responder ao questionário de avaliação do curso, poderá emitir seu certificado. O certificado possui um QR code que permite a validação do mesmo no site do Cefor.
Os alunos não são considerados alunos regulares – Para fins de utilização de bibliotecas e espaços físicos do Ifes, possuem os mesmos direitos que uma pessoa da comunidade. Assim, por exemplo, não têm direito à carteirinha estudantil nem à assistência estudantil.

Para mais informações, acesse a nossa plataforma  (mooc.cefor.ifes.edu.br) e junte-se a mais de 70 mil pessoas que se reconectaram com o saber. Reconecte-se também!!

registrado em:
Fim do conteúdo da página