Baixo Guandu (ES) recebe curso híbrido resultante do projeto “Mooc de Lovelace no Ensino Híbrido e On-line de Pensamento Computacional, Programação e Robótica”
No dia 10 de maio de 2022, próxima terça-feira, acontece a aula inaugural do curso híbrido resultante do projeto “Mooc de Lovelace no Ensino Híbrido e On-line de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Uma Chamada de Meninas para a Computação''. O evento será realizado de 8h às 12h e 13h às 17h no Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Baixo Guandu que fica na Rua Duque de Caxias, nº 123, Centro, Baixo Guandu - ES. Esta oferta do curso será realizada apenas para as meninas selecionadas em duas escolas do município (Escola Dr. Jones dos Santos Neves e Escola José Damasceno Filho), com aulas presenciais no Polo UAB da cidade, além de aulas on-line.
Etapas do Curso
Cada curso da Corte de Lovelace (Pensamento Computacional, Programação e Robótica) será ofertado nas seguintes etapas:
- Iniciação na Corte de Lovelace: Microaulas de Pensamento Computacional - Online em Whatsapp, Oficinas de Lovelace (Treino e Prática/Projeto) - Presenciais no Polo UAB de Baixo Guandu.
- Aquisição de Títulos da Corte de Lovelace (Avaliação de competências) - Atividades presenciais e Online (nos Moocs de Lovelace).
Oferta do curso em outros municípios
A primeira oferta do curso ocorreu em Piúma, com meninas selecionadas da escola EEEFM Professora Filomena Quitiba, na segunda oferta, com meninas da escola EEEFM Ecoporanga, já na terceira oferta o curso foi oferecido no município de Mantenópolis nas escolas EEEFM Christiano Dias Lopes e EEEFM Job Pimentel. Os interessados no conteúdo das aulas podem acessar o Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional, disponível na plataforma de Cursos Abertos do Ifes.
Realização
O curso é uma realização do Projeto Corte de Lovelace (Ifes/Cefor) em parceria com a SEDU e o Programa Agenda Mulher, da Vice-Governadoria do Estado do Espírito Santo. Conta ainda com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Ministério da Educação e Facto, além do Programa Meninas Digitais, da SBC. O projeto "Mooc de Lovelace no Ensino Híbrido e On-line de Pensamento Computacional, Programação e Robótica: Uma Chamada de Meninas para a Computação", coordenado pela professora Márcia Gonçalves de Oliveira, do Cefor, faz parte da Chamada Pública 03/2020, que selecionou projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0.
Redes Sociais