Página inicial > Notícias > Cefor/ Ifes relança 20 Cursos Mooc que podem ser feitos até o final de 2021

Cefor/ Ifes relança 20 Cursos Mooc que podem ser feitos até o final de 2021

Publicado: Terça, 12 de Janeiro de 2021, 09h04 | Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 16h18

A Plataforma de Cursos Abertos do Ifes já possui mais de 29 mil inscrições. Os cursos são totalmente online e gratuitos.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) relança 20 cursos Mooc que podem ser feitos até final de 2021. Os Cursos Mooc são cursos Online, Abertos e Massivos (do inglês: Massive Open Online Courses). São uma grande forma de inclusão social, uma vez que podem ser cursados por qualquer pessoa, de qualquer lugar e no seu tempo! A Plataforma de Cursos Abertos do Ifes já possui mais de 29 mil inscrições nos 20 cursos disponibilizados há pouco mais de 1 ano.

NOVOS CURSOS
Em novembro de 2020 foram lançados 4 novos cursos, sendo:
• MOOC de Lovelace: Pensamento Computacional do Cotidiano Feminino;
• Introdução a Projetos;
• Diversidade Cultural, Economia Criativa e Desenvolvimento;
• Criando ambientes virtuais com Unity 3D.

Já em dezembro lançamos o Curso Educador Maker: Aprendizagem Baseada em Projetos.

REOFERTA DE TODOS OS CURSOS

Todos os cursos foram reofertados a partir do dia 1 de janeiro de 2021 e podem ser cursados até o final deste ano. E o aluno pode se inscrever em quantos cursos quiser.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS MOOCs:
São totalmente online – Podem ser cursados de qualquer local, em qualquer horário, seja pelo computador, tablet ou smartphone e há um canal de suporte online do Cefor.
São de curta duração – Geralmente tratam de assuntos específicos de um determinado conteúdo e no Ifes têm carga horária máxima de 60 horas. Assim, não poderão ser ofertados curso técnicos, de graduação e pós-graduação neste formato. Entretanto, os MOOCs podem ser utilizados como parte de cursos a distância ou na carga horária a distância em cursos presenciais (a cargo das coordenadorias e professores das disciplinas), assim como podem ser contabilizados como atividades complementares (seu aproveitamento caberá às coordenadorias de cursos).
São ofertados continuamente, com turmas semestrais – Os cursos começam juntos no início de semestre e finalizam no fim do semestre. No dia seguinte já iniciam as próximas turmas.
• Não possuem processo seletivo (são abertos ao grande público). O aluno acessa a plataforma e, assim que se inscrever em um curso, já estará automaticamente matriculado e poderá começar a estudar. Além disso, não há registro no sistema acadêmico institucional.
Não possuem tutoria a distância ou presencial (são autoestudo) – Os cursos são projetados de forma que o aluno consiga cursá-los por meio dos recursos disponíveis e de forma autônoma, sem acompanhamento por professores ou tutores. Para tal, as atividades avaliativas possuem correção automática.
A certificação é automática – Após o aluno realizar as atividades avaliativas do curso, se tiver aproveitamento mínimo de 60% e responder ao questionário de avaliação do curso, poderá emitir seu certificado. O certificado possui um QR code que permite a validação do mesmo no site do Cefor.
Os alunos não são considerados alunos regulares – Para fins de utilização de bibliotecas e espaços físicos do Ifes, possuem os mesmos direitos que uma pessoa da comunidade. Assim, por exemplo, não têm direito a carteirinha estudantil nem a assistência estudantil.

NOVIDADES PARA 2021

O Cefor/ Ifes vai lançar novo cursos no ano de 2021. Para saber mais acesse a Plataforma de Cursos Abertos do Ifes e reconecte-se com o saber.