Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor realiza aula inaugural das Oficinas para Cursos Abertos do Ifes - Polos UAB
Início do conteúdo da página

Cefor realiza aula inaugural das Oficinas para Cursos Abertos do Ifes - Polos UAB

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 16h42 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 16h42

A transmissão ao vivo aconteceu no dia 16 de novembro no Canal do Cefor no YouTube


O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – Cefor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, realizou na última segunda-feira (16) a aula inaugural das Oficinas para os Cursos Abertos do Ifes nos polos UAB. O evento aconteceu por meio de uma transmissão ao vivo no Canal do Cefor no YouTube a partir das 16h. 

A aula contou com a participação de diversas autoridades: o reitor do Ifes (Jadir Péla), o pró reitor de extensão (Renato Tannure), a diretora do Cefor (Mariella Berger), a coordenadora da UAB no Ifes (Vanessa Battestin), o coordenador do Fecouab-ES (Balbino Vargas Guisso), os professores dos cursos MOOC (Marcos Vinicius Forecchi Accioly e Aline Pinto Amorim), além da equipe da coordenação UAB, do Cefor, os coordenadores de polo, multiplicadores dos cursos, secretários de educação dos municípios, alunos que atuam como apoio, alunos participantes das oficinas, entre outros. 

 O evento contou ainda com muitos participantes online e grandes momentos de interação. O vídeo fica disponível na plataforma para o acesso de quem não pode comparecer e até o momento tem-se mais de 1700 visualizações. 

Vanessa Battestin enfatizou que este projeto se originou de um “sonho do Ifes e das coordenações de polo” em democratizar o conhecimento, que foi impulsionado com o lançamento da plataforma de cursos abertos do Ifes (MOOC), e em ofertar ações nos polos para além da UAB. Destacou que para a realização dessas oficinas foi preciso contar com o trabalho de muitas pessoas do Ifes, dos polos e das secretarias de educação, e agradeceu o envolvimento e comprometimento de cada um. Citou, ainda, que essa ação aliou um projeto de extensão, a participação da pesquisa de uma aluna de mestrado e um grupo de alunos do curso técnico em Multimeios Didáticos do Cefor, trabalhando o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Mariella Berger relatou a felicidade em ver grande participação no chat e falou um pouco sobre o trabalho que o Cefor/Ifes vem fazendo ao longo desses meses de pandemia. Chamou atenção para a publicação de vários editais que estão acontecendo e que isso é fruto de uma necessidade que foi identificada ao longo dos meses. “Foram realizadas várias conversas com coordenadores da UAB para que esses cursos fossem ofertados, em paralelo a isso, nós do Cefor lançamos a plataforma de cursos MOOC que hoje conta com mais de 20 cursos sendo disponibilizados para a população de forma gratuita e online. Temos mais de 26 mil alunos inscritos que conseguem realizar os estudos de forma independente”, frisou Berger. Destacou-se também que foi por meio da necessidade de aprofundamento nos temas dos cursos MOOC que as oficinas foram pensadas. 

O reitor do Ifes agradeceu o envolvimento de todos para a realização dessas oficinas. E enfatizou que é um compromisso da Instituição disponibilizar esses cursos e oficinas, pois o Ifes acredita no Ensino Público, Gratuito e de qualidade. O pró-reitor de extensão destacou que ações de extensão como esta podem abrir portas para diversas outras ações. Já o coordenador do Fecouab citou o importante trabalho realizado pelos polos.

Na segunda etapa do evento, Vanessa explicou a metodologia das oficinas, que contam com a mediação de multiplicadores, diferentemente dos MOOC, que são de autoestudo. Em seguida, os professores de cursos MOOC falaram da proposta de seus cursos bem como das respectivas oficinas.

No fim do evento foi divulgada uma nova possibilidade de parceria entre Ifes, polos UAB e os diversos campi do Ifes para trazer cursos em rede, em diversos níveis, desde cursos FIC, graduação, aperfeiçoamento, especialização etc. 

Para ter acesso à Aula Inaugural clique: https://www.youtube.com/watch?v=TZ5bS5RIRoc 

registrado em:
Fim do conteúdo da página