Página inicial > Notícias > Cefor - Ifes lança e-book “Compartilhando formas de educar”, uma coletânea de textos escritos por alunos da Pós-graduação Lato-Sensu Práticas Pedagógicas para Professores

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 12h11 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 13h16

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes lança e-book “Compartilhando formas de educar”.

Este e-book é resultante de uma atividade proposta pela professora Esther Ortlieb Faria de Almeida na disciplina de “Metodologia de Pesquisa em Educação”, do curso de Pós-graduação Lato-Sensu Práticas Pedagógicas para Professores, turma 2019/2, ofertado na modalidade a distância pelo Cefor/ Ifes, em parceria com os Campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina, Linhares, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

A disciplina “Metodologia de Pesquisa em Educação” foi ofertada no Módulo 2 do curso, em paralelo com as disciplinas “Tecnologias Educacionais”, ministrada pela Profa. Marize Lyra Silva Passos, e “Práticas Pedagógicas”, ministrada pelo Prof. Giovani Zanetti Neto, também coordenador do curso.

Para a realização da atividade, denominada “Compartilhando formas de Educar”, inicialmente os alunos foram convidados a assistir ao vídeo “Quando sinto que já sei” (<https://bit.ly/3eFmJ0f>), lançado no Brasil em 2014, o qual registra práticas inovadoras na educação brasileira a partir de depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

Após, os alunos foram convidados a compartilhar, em um painel virtual, uma forma de educar inovadora que utilizam em suas práticas docentes, atividade que foi intitulada “Quando sinto que também já sei: relato de experiência” e cujos textos deram origem a este e-book. Possivelmente, por conta da riqueza dos relatos recebidos, teremos novas edições!

Para ter acesso a primeira versão do livro digital, clique aqui: Compartilhando Formas de Educar (PDF 6,1MB)