Página inicial > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) promove Workshop Recompilando o Futuro: Computação na Educação Prisional

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 17h35 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 17h46

O evento será realizado no dia 20 de novembro por meio do canal do Cefor no Youtube e terá início às 9h da manhã.

O evento “Workshop Recompilando o Futuro: Computação na Educação Prisional” é um evento promovido como ação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt), sob coordenação da Professora Dra. Márcia Gonçalves de Oliveira com o objetivo de promover discussões sobre a Educação Prisional e sobre a inserção do Ensino de Computação nesse contexto. O evento terá como palestrante o professor Dr. Roberto da Silva e, como participantes da Mesa Redonda “As tecnologias em práticas educativas e a Educação Profissional no contexto prisional”, as professoras Dra. Elenice Maria Cammarosano Onofre,  Dra. Fabiana Rodrigues, e Dra. Jacyara Silva Paiva.

A programação do evento é organizada como segue:

• 9h Abertura
  • 9h30min - Painel de experiências na Educação Prisional
  • 10h - Mesa Redonda "As tecnologias em práticas educativas e a Educação Profissional no contexto prisional" (participantes: Dra. Fabiana Rodrigues, Dra. Elenice Maria Cammarosano Onofre e Dra. Jacyara Silva Paiva).
  • 12h – Almoço
  • 13h30min - Palestra “Educação Prisional” – Professor Dr. Roberto da Silva
  • Painel Experiências tecnológicas  na Educação prisional.
  • 15h - Defesa da dissertação de mestrado do ProfEpt “Recompilando o Futuro: O Pensamento Computacional como parte do processo de Educação de Pessoas Privadas de Liberdade”.(Mestrando: Fábio Ventorim Siqueira; Orientadora: Márcia Gonçalves de Oliveira. Banca: Dra. Jacyara Silva Paiva, Dra. Mariella Berger Andrade e Dra. Pollyana Santos).

Convidados do Evento

O evento terá como palestrante o professor Dr. Roberto Silva.

Saiba mais sobre ele:

Roberto da Silva é pedagogo (UFMT 1993), mestre (USP 1998), doutor (USP 2001) em Educação e Livre Docente em Pedagogia Social (USP 2009). É professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na qual orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, nas áreas de políticas públicas e políticas sociais. De 1962 a 1975 viveu em abrigos no Estado de São Paulo e integrou a primeira geração de crianças órfãs e abandonadas entregue aos cuidados da Funabem//Febem. Alcançada a maioridade foi desabrigado passando a viver nas ruas de são Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tendo assim ingressado no universo do crime e acumulado condenações que somavam 36 anos de sentença. Desta cumpriu 10 anos no antigo Carandirú, dentro do qual iniciou seu trabalho de militância em favor dos direitos de presos. Estudou sempre como autodidata, especialmente em Direito, Ciência Política e Sociologia, optando depois pela área da Educação. Depois de graduado e obtido o mestrado e o doutorado, foi Conselheiro Científico do ILANUD - Instituto Latino Americano para Prevenção ao Delito e Tratamento da Delinquência (1998-2004); do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade de Santos; do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária do Estado de São Paulo (1998-2004); e do Conselho Estadual do Adolescente (2011-2015); do Unicef (2003-2004) da Organização dos Estados Iberoamericanos (2006-2008). Assessorou a Secretaria da Administração Penitenciária na implantação de 21 Centros de Ressocialização no Estado de São Paul e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na implantação de 21 CEUs - Centros Educacionais Unificados. É autor de livros e artigos especializados e teve participação ativa na criação e aperfeiçoamento da legislação social e das principais políticas de atendimento socioassistenciais no Brasil.

.

Participantes da Mesa-redonda que terá como tema:  “As tecnologias em práticas educativas e a Educação Profissional no contexto prisional”

.

1) Dra. Elenice Maria Cammarosano Onofre.

Elenice Maria Cammarosano Onofre. Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Docente Sênior do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Coordenadora do Núcleo de Investigação e Práticas Educativas para jovens e adultos em restrição e privação de liberdade - EduCárceres/UFSCar.

2) Professora Dra. Fabiana Rodrigues

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal Fluminense sob supervisão do professor Dr. Elionaldo Fernandes Julião. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos (NEDEJA) e membro do colegiado do Fórum de Educação de Jovens e Adultos. Estudos atuais: Ensino de História, práticas e concepções pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação e restrição de liberdade.

3) Professora Dra. Jacyara Silva de Paiva

Jacyara Silva de Paiva, graduada em Pedagogia, Direito, mestrado e doutorado em Educação , professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo,  presidente da EDUSOBRASIL , coordenadora do NEAB/UFES.

.

Vale destacar que o evento terá três momentos para registro de presença: O Painel de Experiências, a Mesa redonda e a Palestra, os três momentos terão certificação.

Para se inscrever, acesse: https://urless.in/GMd9w

Só receberão certificados, quem estiver inscrito.