Página inicial > Notícias > Cefor celebra a passagem da data do Dia do Surdo e do Setembro Azul

Cefor celebra a passagem da data do Dia do Surdo e do Setembro Azul

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 17h13 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 08h26

O Cefor, juntamente com outros campi do Ifes, destaca a passagem do Dia do Surdo, que é celebrado dia 26 de setembro

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor promove, no dia 22 de setembro, uma ação para marcar o Dia do Surdo, que é celebrado no dia 26 de setembro, no próximo sábado. O ato vai ser marcado com uma série de postagens em redes sociais e que foram gravadas por alunos surdos do Cefor. Essa é uma iniciativa integrada de todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, o qual possui, atualmente, aproximadamente 32 alunos surdos, sendo que 5 deles são alunos do Cefor, o que justifica ter sempre intérpretes de Libras nas salas de aulas.

No dia 26 de setembro comemora-se oficialmente o Dia Nacional dos Surdos e, também, o Dia Internacional da Língua de Sinais e a Semana Internacional dos Surdos. O principal objetivo dessas datas comemorativas é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade, as quais constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros.

No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e, também, determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público.

Libras

Na comunicação por Libras é utilizada a 'datilologia' - um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, as quais são soletradas com as mãos. Nessa lingua existem sinais para quase todas as palavras conhecidas, sendo que se usa o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário, para a execução dos sinais.

A língua de sinais não é universal, sendo diferente de um país para outro e muitas vezes de uma cidade para outra, pois sofre variações de acordo com as peculiaridades regionais. Muitas conquistas já foram alcançadas, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de intérpretes de Libras nos órgãos públicos. Mas ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.

Setembro Azul

Setembro foi o mês escolhido pelos surdos para comemorar e relembrar a luta por seus direitos. Por isso, o mês está repleto de datas importantes para a comunidade, como por exemplo o Dia do Surdo. No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857. Durante todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos e congressos, nos quais os principais temas em pauta refletem sobre a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras

A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas – e isso também era mandatório aos surdos. Essa é uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos em todo o mundo. O Azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na comunidade. É uma cor que não se esconde, nem se apaga, mas que brilha com orgulho – como os surdos em relação à sua cultura e sua língua.

Curiosidades:

- Tradução e Interpretação de Libras. O que significa palavra por palavra?

Você sabia que o tradutor e intérprete de libras pode atuar em diversos espaços como palestras e shows? A tradução é um exercício feito sobre textos e para a comunidade surda o português se apresenta com uma dificuldade, por isso o tradutor lê o texto e transpõe seu significado para Libras.

- Quantos alunos surdos o Ifes tem? O tradutor e intérprete é professor do aluno surdo? Ou é portador de notícias do surdo?

Você sabia que o Ifes tem aproximadamente 32 alunos surdos que usam Libras? É por isso que se utiliza intérpretes de Libras em sala de aula. Mas o intérprete é professor do aluno surdo? Não. O intérprete ouve o que o professor está lecionando para os demais alunos da sala e, usando a Libras, interpreta os conteúdos para os alunos surdos.

- A Libras é o alfabeto manual? A Libras tem gramática?

Esta língua não se resume em uma cartilha com alfabeto manual. A Libras possui uma gramática própria, fruto de investigação e constatação e que possui uma estrutura linguística composta por aspectos fonológicos, morfológicos e léxicos. Essas e outras curiosidades podem ser acessadas em nossas redes sociais: @ifes_cefor e @Ceforifes.

Vale destacar que a celebração da data é apenas um marco simbólico da inclusão da comunidade surda, mas o que deve ser lembrado é que todos os dias essas pessoas precisam ser incluídas na sociedade para que as barreiras do preconceito sejam quebradas.