Página inicial > Notícias > Concefor suspenso em 2019

Concefor suspenso em 2019

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 09h42 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 10h33

Devido à manutenção do contingenciamento do orçamento, a Coordenação Geral de Pesquisa e Extensão e a direção do Cefor comunicam que neste ano não será realizada a VI Edição do Congresso Regional de Formação e Educação a Distância (VI Concefor).

Promovido pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), o Concefor é um evento científico anual de abrangência regional, cujo objetivo é fortalecer e ampliar o espaço de discussão e reflexão da comunidade acadêmico-científica sobre a formação, as práticas docentes e a EaD, temas que permeiam os eventos do Cefor.

Desde 2016, o Concefor congrega, de forma regionalizada, os eventos anteriormente realizados pela: Pós-graduação em Informática na Educação (PIE), Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (Tecedu) e Capacitação Continuada dos Profissionais que atuam na Educação a Distância do Ifes, englobando temáticas que têm sido trabalhadas desde 2011 e transformando-as em um Congresso Regional. Dessa forma, o Concefor tornou-se um evento que visa promover o encontro e a integração de pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores e gestores que atuam no âmbito educacional e tecnológico, voltado para o intercâmbio de experiências e a divulgação de pesquisas científicas relacionadas às áreas de formação, EaD e tecnologias educacionais.

Contudo, diante da perspectiva de manutenção do contingenciamento do orçamento, que representa cerca de 38% do valor total de custeio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a equipe do Cefor optou por cancelar a realização do evento em 2019. “Lamento muito a decisão que foi tomada em equipe, e saliento a importância do evento para a comunidade do Cefor/Ifes. Portanto, vamos realizá-lo em um momento mais adequado e oportuno para a instituição”, disse a diretora do Cefor, Mariella Berger Andrade.

O Cefor reconhece que a realização deste evento revela-se de grande importância para a educação em geral, tendo em vista a promoção de um espaço para o compartilhamento de ideias, pesquisas e experiências voltadas para a formação e a prática docente, perpassadas pela utilização de tecnologias educacionais.  Dessa forma, esperamos que essa interrupção seja temporária e que em 2020 possamos voltar a realizar o evento novamente.

Mais informações sobre o contingenciamento do orçamento você pode encontrar em: Ifes divulga comunicado sobre manutenção do contingenciamento.