Página inicial > Notícias > Cefor apoia projeto do Iema em ações de inclusão e acessibilidade

Cefor apoia projeto do Iema em ações de inclusão e acessibilidade

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 10h20 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 10h20

A Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais (CGTE) do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor/Ifes) participou do projeto de inclusão e acessibilidade desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O projeto intitulado “Trilha Cidadã” é composto de dois grandes projetos, o “Guia Sonoro”, com áudios da fauna, e o “Janela Cidadã”, com vídeos em libras, o qual contou com o apoio técnico da CGTE.

A equipe audiovisual da CGTE, coordenada pelo servidor Tiago Corrente Souza  produziu no estúdio do Cefor 59 vídeos em Libras dos pontos interpretativos das principais trilhas das Unidades de Conservação gerenciadas pelo Iema. Esse material, disponível em tablets, funcionará durante a trilha como uma “janela de Libras” ou “janela com intérprete”, um recurso conhecido em vídeos com tradução em Libras. A iniciativa também contou com o trabalho colaborativo do Centro de Atenção ao Surdo de Vitória.

Áudios e vídeos possibilitam acessibilidade às pessoas com deficiência visual e à comunidade surda em sete Unidades de Conservação: Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (Guarapari), Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (Alegre), Parque Estadual Pedra Azul (Domingos Martins), Parque Estadual Forno Grande (Castelo), Parque Estadual de Itaúnas (Conceição da Barra), Parque Estadual Mata das Flores (Castelo) e Reserva Biológica Duas Bocas (Cariacica).

Para o coordenador da CGTE, Elton Vinícius Silva, “é gratificante e enriquecedor fazer parte desse projeto que valoriza os locais ambientais do Espírito Santo e que oportuniza que mais pessoas tenham acesso às riquezas do nosso Estado”.

Durante a solenidade de entrega dos tablets no Iema também houve entrega de placas de sinalização das instalações descritas em Libras, português e braile. As placas serão utilizadas em instalações como banheiros, sede das Unidades de Conservação e biblioteca, por exemplo. As placas de sinalização foram elaboradas com recursos do Fundo de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente - FUNDEMA, processo Nº 77814053. Participaram da solenidade de entrega dos tablets: o diretor-técnico do Iema, Elias Morgan; a presidente do Instituto Luiz Braille, Elizabeth Mutz; o coordenador geral de Tecnologias Educacionais do Cefor, Elton Vinícius Silva; a diretora da Escola Oral e Auditiva (Sedu-ES), Eliane Telles de Bruim Vieira e o gerente de Recursos Naturais do Iema, José de Aquino.

entrega tablets 9

Foto 1: solenidade de entrega dos tablets no Iema (Fonte: site do Iema)

entrega tablets 10

Foto 2: solenidade de entrega dos tablets no Iema (Fonte: site do Iema)

entrega tablets 11

Foto 3: solenidade de entrega dos tablets no Iema (Fonte: site do Iema)

entrega tablets 3

Foto 4: Servidor Elton Vinícius ao meio, durante a entrega dos tablets (Fonte: site do Iema)

Iema Trilha Cidadã 7   Iema Trilha Cidadã 9

Fotos 5 e 6: Mapa tátil e placa de sinalização em português, braile e libras.