Página inicial > Notícias > Projeto Corte de Lovelace abre chamada pública para tutores bolsistas

Projeto Corte de Lovelace abre chamada pública para tutores bolsistas

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 09h15 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 10h50

O Projeto Corte de Lovelace, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor/Ifes), coordenado pela professora Márcia Gonçalves de Oliveira, promove até o dia 28 de agosto uma chamada para cadastro e seleção de tutores bolsistas para o curso híbrido "Moodle de Lovelace - Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica: Uma chamada de meninas para as carreiras de computação".

Os candidatos selecionados atuarão nas seguintes áreas:
1) Tutoria a distância e presencial de pensamento computacional, programação e robótica
2) Atividades de design educacional e ilustração

Características obrigatórias para os candidatos a tutores bolsistas da Corte de Lovelace:
1) Ser residente no Estado do ES
2) Ter conhecimentos de informática básica e programação em nível técnico ou de graduação nas áreas de informática ou automação.
3) Não ser bolsista de outra instituição ou projeto

Características desejáveis:
1) Ter certificado de tutor do curso "Moodle de Lovelace: uma chamada de meninas para as carreiras de computação emitido" pelo Ifes.
2) Desenvolver ou participar de projeto de pesquisa de nível mestrado ou de iniciação científica envolvendo ensino de programação, pensamento computacional ou robótica.
3) Ser estudante de graduação do Ifes nas áreas de informática ou automação com conhecimentos de informática básica e programação que tenha interesse em atuar no ensino de programação e robótica.
4) Conhecimentos de design e ilustração.
5) Experiência em ensino de programação

Bolsas
4 Bolsas de 1000,00 para Técnicos e graduados em áreas de informática ou automação;
1 Bolsa de 800,00 para graduandos em áreas de informática.

O período de trabalho será de seis meses.
Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: clickmarciacefor@gmail.com com o assunto: Tutor da Corte de Lovelace e a primeira seleção de tutores será feita mediante entrevista com os professores do Projeto Corte de Lovelace.

Sobre o curso

O projeto Corte de Lovelace é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação que promove ações de ensino, pesquisa e extensão e tem como objetivo levar o ensino de pensamento computacional, programação e robótica em uma chamada de meninas para as carreiras de computação.
Seu objetivo geral é ofertar um curso de programação Python, C e Robótica essencial, ativo e prático, na modalidade a distância, para atrair mulheres para as carreiras de computação alcançando regiões carentes do estado do Espírito Santo.

Os objetivos específicos do projeto:
1) Dar oportunidade de formação a distância em programação e robótica para meninas (e meninos) que estejam impossibilitados de estudarem na modalidade presencial por razões adversas como a localização territorial, gravidez, recursos financeiros limitados entre outros.
2) Favorecer o desenvolvimento do pensamento computacional e lógico para resolução de problemas do mundo real.
3) Compreender os fundamentos da lógica de programação e das linguagens de programação Python e C, conhecer os dispositivos mecânicos e eletrônicos que compõem os sistemas utilizados em robótica educacional, desenvolver mecanismos automatizados que integrem programação e fundamentos da robótica educacional.
4) Desenvolver habilidades específicas de programação e robótica: saber utilizar dispositivos mecânicos e eletrônicos em sistemas físicos, saber utilizar linguagens de programação de forma orientada a mecanismos automatizados, aprimorar a capacidade de resolução de problemas desenvolver capacidade de trabalho em equipe, desenvolver a capacidade de comunicação.
5) Desenvolver atitudes tais como: desenvolvimento da resiliência, do empreendedorismo, do relacionamento interpessoal e do comprometimento.
6) Capacitar professores das escolas parceiras, visando posteriores desdobramentos de atividades envolvendo programação e/ou robótica.
7) Analisar métodos de ensino em programação e robótica (atividade de pesquisa).