Página inicial > Notícias > Curso de Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial encerra com apresentação de trabalhos

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h52 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h53

No último sábado (03) foi realizada no Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor), a apresentação dos trabalhos finais do Curso de Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial, coordenado pela professora Dra. Larissy Alves Cotonhoto. Além da coordenadora, a professora Lidiane Leite Vasconcelos atuou como docente. Ambas são responsáveis pelas disciplinas Fundamentos Históricos, Legais e Científicos da Educação Especial, Práticas Pedagógicas na Educação Especial e Aprendizagem e Patologização da Educação.

Durante toda manhã e início da tarde foram apresentados treze trabalhos com temáticas extremamente interessantes e que causaram inquietações assertivas em todos as instituições de ensino em que as práticas foram propostas. O público-alvo dos trabalhos mostrou-se variado, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, oportunizando aos alunos com Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositivo Desafiador e Deficiência Visual, práticas mais inclusivas e metodologias que auxiliaram na assimilação de conceitos abstratos por meio da utilização de materiais concretos. Também observou a instituição de espaços para discussões pedagógicas tais como reuniões, encontros, rodas de conversa e dinâmicas.

O curso de Aperfeiçoamento teve como principal intuito problematizar, provocar reflexões e planejar ações de inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular, sendo possível debater sobre a importância do papel do Currículo, das Práticas Pedagógicas, da Avaliação e do Atendimento Educacional Especializado no ensino regular.

IMG 20190805 WA0012 1

IMG 20190805 WA0018 1