Trabalho desenvolvido no Educimat é apresentado no Canadá
A professora e pesquisadora Maria Alice Veiga Ferreira de Souza do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), em parceria com os pesquisadores Arthur Belford Powell, Miriam Rosenberg-Lee da Rutgers University nos Estados Unidos, e Rogéria Viol do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) conduziram a pesquisa sobre neurociência e educação matemática para entender a aprendizagem cognitiva de frações.
Nesta segunda-feira (17), os professores Arthur Belford Powell, Miriam Rosenberg-Lee e o doutorando da Rutgers University Roberto Mendoza apresentaram no evento Mathematical Cognition and Learning Society, em Ontário, Canadá, o trabalho realizado na disciplina de Tópicos Especiais do Programa de Pós-Graduação Educimat com professores que ensinam matemática.
De acordo com Maria Alice Veiga, esse projeto visou formar professores no ensino de frações baseado no Lesson Study e com apoio do 4A Instructional Model - que é uma abordagem desenvolvida pelo professor Arthur Powell para ensino do conteúdo. A professora tem usado essa abordagem com os alunos do Educimat e de prefeituras do Espírito Santo.“Os resultados são surpreendentes em termos de potencialidade da aprendizagem”, comemora a pesquisadora.
A pesquisa desenvolvida por Maria Alice Veiga e os parceiros da Rutgers University será apresentada como trabalho científico em Cuba, no mês de julho, pela professora do Cefor.
Foto: Equipe que apresentou o trabalho na Mathematical Cognition and Learning Society, em Ontário, Canadá
Redes Sociais