XXIII edição do Papo Cabeça homenageia o Dia Mundial do Meio Ambiente
A XXIII edição do Papo Cabeça, com o tema “Plantando conhecimento, colhendo cidadania” aconteceu nesta quinta-feira no auditório do Cefor em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A Professora doutora Maria das Graças Ferreira Lobino apresentou o Projeto de Extensão "Plantando conhecimento, colhendo cidadania: Formação de educadores numa perspectiva inter/transdiciplinaridade", projeto realizado na EMEF Vercenilio S.Pascoal, cuja centralidade é a horta educativa como o artefato pedagógico ou "Laboratório Vivo".
Estiveram presentes representantes da Comissão Executora do Projeto de Extensão e, representando a Comissão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Vitória, a sra. Vasty Nunes.
Segundo a professora Graça, a ideia central do Projeto é propiciar uma releitura do mundo a partir dos processos de alfabetização científica, sendo a vida o eixo central e evidenciando todas suas contraditórias dimensões presentes no território vivido. A horta é um elemento material que dá sustentação à vida, organizando didaticamente o conhecimento a partir de conceitos chaves: espaço e tempo. É um artefato pedagógico, de relação do ser humano com o meio ambiente e permite o envolvimento do ser humano com a natureza e o próprio corpo. Nesse espaço se aprende noções de matemática, física e química, que historicamente são sonegadas às crianças e que estão presentes nas inquietações e curiosidades das mesmas. Graça afirma: “parafraseando Keim que, assim como temos 23 letras no alfabeto da nossa língua, temos 118 elementos quiímicos que formam todas as letras da natureza”.
Redes Sociais