Página inicial > Notícias > Equipe do Cefor participa no XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 10h01 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 10h03

A diretora Vanessa Battestin do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e equipe participaram entre os dias 20 e 23 de novembro, do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central, em Natal. Durante o evento, professores, alunos e servidores técnicos administrativos marcaram presença nas reuniões, fóruns, mesa redonda e na apresentação de artigos científicos.

Representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a diretora Vanessa Battestin proferiu uma palestra na mesa de debates sobre a “Pós-graduação a Distância: entre a legislação e a prática Debatedores”. Além de Battestin, participaram como debatedoras da mesa Maria José de Sena, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPRE) e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A diretora do Cefor também esteve presente nas reuniões do Fórum de Gestores de EaD e de Conselho de Representantes da UniRede.

Ainda no evento, houve reuniões dos Fóruns Nacionais dos Coordenadores da UAB e e-Tec. As professoras Solimara Ravani de Sant'Anna e o técnico administrativo Glaucinei Pizzol, participaram nas reuniões do Fórum UAB. E a professora Lydia Braga participou nos dois fóruns citados.

558e84f1 3cb6 4603 a760 707d7be45311

Foto 1: Fórum de dirigentes de EaD

c2b25aec 9268 4b8f b835 d1f68d0142e2 1

Foto 2: Mesa redonda: Pós-graduação a Distância: entre a legislação e a prática.

30a15e7d 9e83 4176 abac f2292fe85f87

Foto 3: técnico administrativo Glaucinei Pizzol, o aluno premiado Artur Monteiro da Costa, professora Solimara Ravani de Sant'Anna , diretora Vanessa Battestin e professora Lydia Braga

Produção científica dos professores e alunos do Cefor em destaque

A produção científica dos professores e alunos do Cefor se sobressaíram no XV ESUD. Foram quatro artigos apresentados e um prêmio conquistado. Intitulado “Retrato da Institucionalização na EaD na Rede Federal”, teve como autores Vanessa, Denio Arantes Rebello Arantes, Simone Santos, Miguel Zamberlan. O artigo “Sala de aula invertida: perspectivas a partir da análise textual de produções acadêmicas”, foi escrito por Danielli Sondermann, Yvina Baldo, Aline Xavier, Marize Lyra Silva Passos, Renata Rasstel.

As professoras Danielli Sondermann, Marize Lyra Silva Passos, Isaura Nobre e Marina Biancucci apresentaram o artigo “Formação de Profissionais para a Educação em Cursos Técnicos na Modalidade a Distância: a experiência do Profuncionário” e, tivemos ainda, o artigo “O uso de recursos digitais no processo de inclusão de alunos com deficiência: reflexões sobre os trabalhos produzidos pelos alunos de uma Pós-graduação em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo”, de autoria das professoras Marize Lyra Silva Passos, Danielli Sondermann e Isaura Nobre, e aluna do Educimat Michele Mata.

Para encerrar a participação no evento, o ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e técnico de TI do campus de Ibatiba, Artur Monteiro da Costa, orientando da professora e diretora do Cefor, Vanessa Battestin, conquistou o segundo lugar no Prêmio UniRede, pelo projeto “Química 3D”. Acesse ao vídeo com explicações sobre o trabalho  e o Laboratório virtual 3D.

46680917 10215113697653289 2229772150489743360 n

Foto 4: professora Yvina Baldo, aluna do Educimat Michele Mata, professora Danielli Sondermann, diretora vanessa Battestin e Denio Rebello

apresentação de artigo

Foto 5: Vanessa em apresentação do artigo “Retrato da Institucionalização na EaD na Rede Federal”

premiação

Foto 6: Premiação do aluno Artur Monteiro da Costa

Sobre o evento

O XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), ou seja, um consórcio constituído por instituições públicas de ensino superior (Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais) que em o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância (EaD) no Brasil.

O ESUD tem contribuído para a discussão e consolidação da modalidade a distância no Brasil desde a criação da UniRede, com temáticas sempre inovadoras e trabalhos apresentados que demonstram os estudos e as pesquisas na área. Além de promover e incentivar a pesquisa acadêmica na área de Educação a Distância (EaD) no Brasil; o Congresso visa proporcionar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores sobre a modalidade a distância, divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas temáticas do evento e contribuir para a consolidação da Política Nacional de Educação no Brasil com ênfase na modalidade a distância.

Mais informações no site Esud 2018