I Seminário do Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para Professores
O encerramento da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para Professores, o PratPed, ocorreu no dia 26 de novembro com a realização do I Seminário do curso, que aconteceu no Cefor entre 8h e 17h.
Criado com o objetivo de habilitar e capacitar professores para exercerem a docência e melhorarem a qualidade da educação, a Coordenadora do PratPed, Poliana Daré Zampirolli Pires, destacou que o curso mudou a prática de ensino e de inclusão e, com a oferta da segunda turma, que teve início em outubro, ampliou o ingresso de professores de outras instituições, visto que agora o público externo também pôde participar. A Coordenadora Geral de Ensino do Cefor, Isaura Nobre, parabenizou os alunos concluintes e enfatizou a importância do curso ao trazer uma perspectiva da educação, tecnologias e inclusão. “A educação é uma herança a ser multiplicada, o que nos honra em ser professor e ensinar”, apontou Isaura.
Acabando de retornar do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD), que tem como um dos objetivos a troca de experiências sobre a modalidade a distância e o incentivo a pesquisa acadêmica na área EAD, a Diretora do Cefor, Vanessa Battestin, reforçou a importância de acompanhar as transformações diárias do mundo e da forma de apreensão do conhecimento por parte dos alunos. A Diretora também ressaltou a necessidade de estar se colocando a disposição para aprender mais e não estar na posição do detentor do conhecimento. “Que o seminário e o curso tragam frutos para a vida profissional dos alunos”, estimou Vanessa.
A contribuição do curso e da realização do seminário para capacitar os professores a atenderem as diferentes necessidades dos alunos foi frisada pela Pró-Reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos. “Como foi boa essa oportunidade promovida pelo Cefor de potencializar o estudo das práticas pedagógicas para nossos professores e ainda em suas próprias casas”, disse Adriana. Ela ainda mencionou a oportunidade que esse tipo de conhecimento proporciona em fazer diferença na vida dos alunos.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFES, André Romero da Silva, agradeceu a instituição pela oferta dessa oportunidade de formação pedagógica. Ele revelou também que houve da parte dele uma mudança no olhar, que passou a ser mais diferenciado para com seus alunos. Para André, foi uma oportunidade de superar o fracasso escolar e despertou uma preocupação sobre encarar de outra maneira as dificuldades de ensino para com os alunos. “Ser melhores professores para nossos alunos, para nossos professores, servidores e para nós mesmos”, relatou André.
O pronunciamento do Reitor do IFES, Jadir Pela, foi voltado para o volume de ações, cursos e alunos atendidos pela rede dos IF’s, que desenvolvem atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, dentre muitas outras. O reitor pôs em destaque a abrangência dos projetos em suas localidades e espaços de atuação.
A fim de valorizar os saberes da experiência, a professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) Maria Auxiliadora Vilela Paiva informou que os melhores artigos apresentados farão parte da próxima edição da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT).
Representantes do ensino fora da comunidade interna também estiveram presente no Seminário. A palestra proferida pela manhã abordou o seguinte tema: “Utilização de Tecnologias Educacionais em Práticas Educativas”, cujo orador foi o Prof. Dr. Marcos Fernandes Sobrinho, do Instituto Federal Goiano. A Professora de Educação Profissional e tecnológica, representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI/EaD) Ângela Maria Bissoli falou sobre algumas práticas realizadas em escolas estaduais.
No encerramento, os alunos concluintes do curso expressaram depoimentos sobre as práticas aprendidas e aplicadas em suas aulas.
Redes Sociais