Aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Práticas Pedagógicas para Professores
No dia 08 de outubro foi realizada a aula inaugural da segunda turma do curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para Professores, no auditório do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). O PratPed, é um curso sem fomento e essa nova oferta será feita para dois polos: o Cefor e o campus de Cachoeiro de Itapemirim, além de atender tanto o público externo quanto interno.
A solenidade contou a presença da Pró-Reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos; do Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva; do Diretor do Campus de Cachoeiro de Itapemirim, Edson Maciel Peixoto; da Diretora do Cefor, Vanessa Battestin; da Coordenadora Geral de Ensino do Cefor, Isaura Nobre e da Coordenadora do Curso, Poliana Daré Zampirolli Pires.
Nos pronunciamentos dos convidados, destaca-se a fala do Diretor do campus de Cachoeiro de Itapemirim, Edson Maciel Peixoto. Peixoto contou que no campus “predomina a presença de engenheiros, administradores, contadores, mas que não possuíam a prática pedagógica, por isso a importância do curso, pois permite que o desafio seja menor e oferece mais instrumentos para a prática da docência. Além disso, a pós-graduação é uma exigência para cumprir a resolução n.6 de 20 de setembro de 2012, na qual, até 2020, todos os professores devam ter formação pedagógica.
Já a Pró-Reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, trouxe como reflexão a “importância em repensar, ressignificar os nossos saberes em sala de aula”. Complementado, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, ponderou “como ainda o docente pode estar preso a metodologias ultrapassadas e o curso de Práticas Pedagógicas é uma oportunidade para conhecer novas tecnologias”. A Diretora do Cefor, Vanessa Battestin, apresentou aos alunos a proposta pedagógica e híbrida do Centro de Referência e reforçou que o Ifes preza pela educação pública, gratuita e de qualidade.
Após os pronunciamentos, a coordenadora do curso Poliana Daré Zampirolli Pires apresentou a equipe de professores e pedagógica do curso, além da grade, calendário e formas de condução da pós-graduação. A manhã foi encerrada com a palestra da coordenadora e professora do curso, em afastamento para o pós-doutorado, professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva, intitulada “Prática do Saber e a Formação do Professor”. Paiva compartilhou com os alunos a sua experiência em sala de aula e trouxe reflexões relevantes sobre os princípios norteadores para a educação, a escola como espaço para a produção do conhecimento, como o ser professor exige saberes próprios, a formação como cultura profissional e que construção da identidade do professor é contínua.
No período da tarde, os alunos já tiveram sua primeira atividade. Sob a orientação das professoras Jaqueline Maissiat e Márcia Gonçalves de Oliveira, os estudantes tiveram uma ambientação do Ambiente Virtual e Aprendizagem Mooddle, no laboratório de informática do Cefor, onde puderam conhecer a plataforma e tiveram uma breve apresentação sobre as primeiras disciplinas: Tendências Pedagógicas e Comunicação e Expressão, sendo a última ministrada pela professora Roberta de Sousa Almeida.
Obs: Notícia publicada nesta data em razão da suspensão das ações de publicidade institucional durante o período eleitoral, que aconteceu entre 7 de julho e 28 de outubro de 2018.
Redes Sociais