Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor capacita docentes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME)
Início do conteúdo da página

Cefor capacita docentes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME)

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 14h08 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 14h08

As professoras Márcia Gonçalves e Marize Lyra Silva Passos, numa ação de extensão entre o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME), estão ministrando o curso Práticas Educativas Tecnológicas com Metodologias Ativas. O objetivo é capacitar professores no uso de metodologias ativas em suas práticas educacionais e tecnológicas, bem como no desenvolvimento de trabalhos científicos a partir das pesquisas realizadas nessas práticas.

O curso de 60 horas teve início no mês de maio e segue acontecendo no Cefor. Ele será realizado em três etapas: Oficina de Aprendizagem Ativa: uso de Tecnologias para o Ensino do século XXI, ministrada pela professora Marize, na modalidade semipresencial, e o Curso a Distância de Redação Científica para Tecnologias Digitais na Educação, pela professora Márcia, na modalidade a distância. Ao final, haverá o evento Mostra Científica de Práticas em Tecnologias Digitais na Educação com Metodologias Ativas, em que serão apresentados, presencialmente, os artigos produzidos e as experiências de práticas educativas tecnológicas com metodologias ativas.

Conforme relatos da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória (SEME), o projeto se justifica pela necessidade de promover o desenvolvimento científico e a aprendizagem ativa nas práticas educativas apoiadas por tecnologias digitais. E isso, pois os professores de tecnologias digitais da Educação da rede municipal de Vitória têm desenvolvido várias ideias e projetos de uso de tecnologias na Educação e essas iniciativas não têm sido divulgadas em veículos científicos por desconhecimento dos mesmos de levar suas pesquisas e práticas educacionais para as publicações científicas.

O projeto também se destina a favorecer a aprendizagem ativa nessas práticas, de forma que o uso educacional de tecnologias digitais seja estrategicamente planejado para ser mais dinâmico, interativo e construtivo por meio do uso das metodologias ativas. É importante ressaltar que, no ano de 2019, será realizado no Estado do Espírito Santo o Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Por meio dessa iniciativa, visa-se promover a formação científica de professores de Tecnologias Digitais na Educação para gerar publicações para esse grande evento fortalecendo, dessa forma, as pesquisas em Informática na Educação no Estado.

FOTO 2

FOTO 7

FOTO 9

registrado em:
Fim do conteúdo da página