Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Rede e-Tec Brasil completa 10 anos
Início do conteúdo da página

Rede e-Tec Brasil completa 10 anos

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 10h37 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 07h57

Durante a 41ª reunião dos dirigentes da rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Reditec 2017), será comemorado o aniversário de 10 anos da Rede e-Tec Brasil. A solenidade acontece hoje, dia 21 de novembro, em João Pessoa, Paraíba.

A Rede e-Tec Brasil, embasada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96 na Educação Profissional e Tecnológica, originou-se pelo Decreto nº 6.301/2007, que a criou como Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, e a partir do Decreto n° 7.589, de 26 de outubro de 2011, ficou instituída como Rede e-Tec Brasil, cujo objetivo é desenvolver a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade de Educação a Distância (EaD). Sua proposta constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação no âmbito da política de expansão da educação profissionalizante do Ministério da Educação.

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de Educação Profissional e Tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos são ministrados por instituições públicas, e o MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração desses. Aos estados, Distrito Federal e municípios, cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a realização dos cursos. 

No caso do Espírito Santo, o primeiro curso ofertado e fomentado pela Rede e-Tec foi o curso Técnico em Informática, do campus Colatina, em 2009, o qual manteve oferta contínua anual até 2015. Em 2013, iniciou o curso Técnico em Administração, no campus Guarapari, também com oferta anual até 2015. 

No ano de 2015, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e financiado pela Rede e-Tec Brasil, aderiu ao Programa Profuncionário: Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, e tornou-se responsável pela oferta dos cursos, bem como pela formação de tutores e professores que atuariam no Programa. 

A opção de lotar os cursos no Cefor aderiu à missão dupla da Instituição: ofertar cursos nos diferentes níveis e modalidades e promover a integração sistêmica e consolidação das políticas institucionais de apoio à EaD, relacionados à formação inicial e continuada de professores e técnicos administrativos da Educação. 

Desde 2009, o Cefor vem trabalhando nessa ação tão importante e, em 2017, já conta com 15 polos de apoio presencial para atendimento aos alunos dos cursos técnicos. 

Por toda essa trajetória, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância presta a sua homenagem pelos 10 anos da rede e-Tec e continua atuando para que essa história siga transformando mais vidas e realidades. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página