Professores e alunos do Cefor apresentam trabalho na I Jornada de Integração do Ifes
Alunos e professores do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) participaram e apresentaram trabalhos na I Jornada de Integração do Ifes, realizado pelo Campus Colatina, nos dias 24 e 25 de outubro.
A I Jornada de Integração do Ifes reuniu dois eventos: A 12ª Jornada de Iniciação Científica Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes e a I Jornada de Extensão. Atuando na organização do evento, o Cefor esteve representado pela professora mestre Dulcileia Marchesi e o apoio da Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão (CGPE) e da Coordenação Geral de Tecnologias Educacionais, (CGTE) através do colaborador Leonardo da Silva Coutinho.
Neste evento, os professores e seus projetos de pesquisa contemplados no edital PAEX 01/2016 – Bolsa de Iniciação à Extensão puderam apresentar os projetos de que fazem parte e a situação atual em que está o desenvolvimento de cada um, em apresentações no formato de pôsteres e orais.
As professoras orientadoras Maria Alice Ferreira de Sousa, Márcia Gonçalves de Oliveira, Dulcileia Marchesi Costa, Maria das Graças Ferreira Lobino e Livia Scheiner Costa acompanharam os alunos durante as exposições. Também fazem parte da produção da pesquisa e de artigos, os professores Angélica Nogueira de Souza Tedesco, Antonio Donizetti Sgarbi, Esther Ortlieb Faria de Almeida e Maria Auxiliadora Vilela Paiva.
Conheça mais sobre os trabalhos apresentados e seus respectivos professores e alunos.
Orientandos da professora Angélica Nogueira de Souza Tedesco
- Vinícius Freitas Rocha - Mapa do Bem: Uso de Geotecnologias para o mapeamento colaborativo, classificação e divulgação de pontos de gastronomia e cultura da região central de Vitória.
Orientandos do professor Antonio Donizetti Sgarbi:
- Adriano de Souza Viana – Mapa do Bem: Geoprocessamento e Cartografia Colaborativa.
Orientandos da Professora Graça Lobino:
- Clara Novaes Lima - Potencial Interdisciplinar da Escola de Ciência Biologia e História: o bairro Santo Antônio e seu entorno
- Caroline Calvi - Potencialidade Educativa Interdisciplinar da Escola de Ciência Biologia e História: cozinha capixaba - cultura local e patrimônio imaterial.
- Ariane Lucas Guimarães - Potencial Educativo Interdisciplinar da Escola de Ciência Biologia e História: A expansão do processo de urbanização de Vitória - O novo arrabalde
- Pedro Carlos de Oliveira Alves - Potencial educativo interdisciplinar da Escola de Ciência, Biologia e História: Arqueologia e questões socioambientais
Orientandos da professora Maria Alice Ferreira de Sousa:
- Julia Luch dos Santos - Estratégias Matemáticas e Desempenho na Resolução de Problemas Mal Estruturados.
- Pedro Henrique de Souza Abreu - Compreensão em Leitura Revelada na Resolução de Problemas Matemáticos Verbais Mal-Estruturados.
Orientandos da Professora Maria Auxiliadora Vilela Paiva:
- Eliane Domingos de Jesus - Divisão de Números Naturais: Possibilidades Pedagógicas
- Weverton Galdino de Jesus - Saberes docentes sobre álgebra em um curso de formação continuada.
Orientandos da professora Márcia Gonçalves de Oliveira:
- Adler Neves e Mônica Ferreira - Representação de Perfis de Estudantes de Programação por Métricas de Softwarer
- Helen França Medeiros - Instrumentos de Visualização da Informação para Análise de Aprendizagem de Programação.
Foto 1: Adriano de Souza Viana – Mapa do Bem: Geoprocessamento e Cartografia Colaborativa.
Foto 2: professora doutora Maria Alice com sua orientanda Julia Luch dos Santos - Estratégias Matemáticas e Desempenho na Resolução de Problemas Mal Estruturados.
Foto 3; Professora doutora Maria Alice com seu orientando Pedro Henrique de Souza Abreu - Compreensão em Leitura Revelada na Resolução de Problemas Matemáticos Verbais Mal-Estruturados.
Foto 4: Eliane Domingos de Jesus - Divisão de Números Naturais: Possibilidades Pedagógicas
Foto 5: Weverton Galdino de Jesus - Saberes docentes sobre álgebra em um curso de formação continuada.
Foto 6: Professora doutora Marcia Oliveira com seu orientando Adler Neves e Mônica Ferreira - Representação de Perfis de Estudantes de Programação por Métricas de Softwarer
Redes Sociais