Página inicial > Notícias > XI Papo Cabeça: Compartilhando Ações teve a participação de alunos de Iniciação Científica

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 16h11 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 14h49

O último Papo Cabeça: compartilhando ações, evento promovido pela Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão do Cefor, aconteceu no dia 27 de setembro e teve como palestrantes alunos de Iniciação Científica do Cefor.

Os trabalhos apresentados fazem parte dos projetos: Variáveis Psicológicas Reveladas na Resolução de Problemas Matemáticos Verbais Mal-Estruturados, coordenado pela profa. Dra. Maria Alice Veiga; e Análise da Aprendizagem de Programação por Tecnologias de Reconhecimento de Padrões, coordenado pela profa. Dra. Márcia Gonçalves de Oliveira.

Com relação ao Projeto Variáveis Psicológicas Reveladas na Resolução de Problemas Matemáticos Verbais Mal-Estruturados, tivemos a apresentação de dois trabalhos:

Com o tema Estratégias Matemáticas e Desempenho na Resolução de Problemas Mal Estruturados, Julia Luch dos Santos analisou as diversas estratégias utilizadas por alunos do ensino médio e ensino superior ao resolverem um mesmo problema verbal mal estruturado de matemática e seus desempenhos. Os principais resultados encontrados por Julia apontaram maior diversidade de estratégias e maior correção nas soluções encontradas por alunos do Ensino Médio em detrimento dos alunos do Ensino Superior.

Pedro Henrique Abreu apresentou o trabalho Análise de Compreensão e Desempenho na Interpretação de Problemas Mal Estruturados. Em sua pesquisa, Pedro investigou a habilidade de compreensão de alunos do Ensino Médio diante de problemas mal estruturados, por meio de afirmações sobre pequenos problemas matemáticos.

Já o Projeto Análise da Aprendizagem de Programação por Tecnologias de Reconhecimento de Padrões, apresentou os seguintes estudos:

Representação de Perfis de Estudantes de Programação por Métricas de Software, por Adler Neves e Mônica Ferreira e Instrumentos de Visualização da Informação para Análise de Aprendizagem de Programação, por Helen França Medeiros. Adler e Mônica desenvolveram e realizaram os testes do PCodigo II, um sistema que avalia exercícios de programação com a finalidade de compreender as dificuldades de aprendizagem e comparar soluções apresentadas por alunos. Um sistema de apoio à análise dos docentes que se encarrega de mapear soluções de programação em perfis de aprendizagem representados por 348 métricas de software.

O trabalho de Helen França vem complementar as funcionalidades do sistema desenvolvido no trabalho anterior. Helen apresentou uma proposta que auxilia professores no processo de avaliação diagnóstica dos resultados obtidos pelo PCodigo II, através de tecnologias de visualização da informação.

Como resultado conclusivo das apresentações, os trabalhos elaborados por Pedro e Júlia e dos alunos Adler, Helen e Mônica apresentaram interseções em relação à análise de dificuldades dos alunos em compreenderem problemas de matemática e de programação e em relação às variáveis utilizadas para avaliar desempenhos dos alunos em atividades de matemática e de programação.

Projeção dos Trabalho Apresentados

Os alunos que palestraram no XI Papo cabeça: Compartilhando Ações estarão representando o Cefor na Jornada de Integração de Pesquisa e Extensão no Campus Colatina no dia 24 de outubro de 2017. E os trabalhos dos alunos Adler Neves, Mônica Ferreira Silva Lopes e Helen França serão apresentados no Congresso Brasileiro de Informática na Educação nos eventos: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE) e Apps.edu (Concurso de aplicações educacionais na categoria protótipo)

XI Papo Cabeça: compartilhando Ações

Tema do evento: Pré-Jornada de Iniciação Científica do Cefor