Equipe do Cefor participa do 23º CIAED em Foz do Iguaçu
Entre os dias 17 e 21 de setembro, aconteceu o 23º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), em Foz do Iguaçu. O evento teve como tema “Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação” e esteve aberto às produtivas colaborações e discussões sobre adequadas estratégias pedagógicas em conjunto a metodologias e tecnologias voltadas para os objetivos de aprendizagem, bem como, às necessidades do público alvo. Um espaço para que pesquisadores, educadores e gestores de EaD pudessem compartilhar seus trabalhos de pesquisa baseados em investigações científica e relatos de experiências.
O Cefor esteve representado no evento através das servidoras Vanessa Basttestin, Marize Lyra, Mariana Biancucci, Dulce Marchesi e por Luciane Ferreira, que expuseram os trabalhos de pesquisa listados a seguir:
- Modelos de Institucionalização de Cursos a Distância em uma instituição de ensino Pública, produzido por Vanessa Battestin, Marize Lyra, Jaqueline Maissiat, Mariana Biancucci e José Mário Costa Júnior; e
- A influência da matutinidade e vespertinidade nos resultados alcançados por alunos de um curso superior on-line, produzido por Marize Lyra e Lia Buarque de Macedo Guimarães, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Além das apresentações de pesquisas, Mariana Biancucci foi convidada para participar do grupo de trabalho destinado a discutir sobre os assuntos referentes à reestruturação do Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnológica a Distância (FNEAD), um espaço para discussão de assuntos como: formação em EaD; materiais didáticos; design educacional e tecnologia; e gestão e regulação em EaD. A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) tem apoiado a reestruturação do FNEAD e Mariana recebeu o convide em virtude da atuação como vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Rede e-Tec Brasil (FNETEC).
Foto 1: Equipe do Cefor no 23º CIAED, Marize Lyra, Mariana Biancucci, Dulce Marchesi, Luciane Ferreira e Vanessa Basttestin.
Foto 2: Vanessa Basttestin em apresentação do trabalho Modelos de Institucionalização de Cursos a Distância em uma Instituição de Ensino Pública
Foto 3: Marize Lyra em apresentação do trabalho A influência da matutinidade e vespertinidade nos resultados alcançados por alunos de um curso superior on-line.
Redes Sociais