Página inicial > Notícias > Equipe multidisciplinar desenvolve o Programa em Rede que visa ampliar a Rota de Conhecimento de Vitória

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 13h19 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 13h36

O novo Programa de Extensão em Rede do Ifes, aprovado no mês de maio na Câmara de Extensão do Ifes, prevê a organização do Museu da Ciência e Tecnologia de Vitória.

Sob a coordenação da Professora Livia Scheiner, lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), o Programa em Rede CIRCULTI - Circuito Capixaba de Ciência e Tecnologia e Inovação do Ifes - nasce de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória e tem como objetivo ampliar a atual Rota do Conhecimento de Vitória. Esta é formada por um circuito de divulgação e popularização da ciência, que alia conhecimento e diversão, dos quais fazem parte, além do Planetário de Vitória – instalado na Ufes, campus Goiabeiras – os centros de ciência denominados Praça da Ciência, Escola da Biologia e História, e a Escola da Física.

Esta aproximação entre o Ifes e a PMV foi celebrada em 2016 em acordo de cooperação técnica que envolve o uso das instalações da Fábrica de Ideias, em Jucutuquara. Por meio desta, o Ifes mantém, atualmente, 24 alunos de cursos de Graduação e Pós Graduação do Ifes atuando como bolsistas de extensão nos citados Centros de Ciência. A Rota do Conhecimento, contará, num futuro próximo, com o Museu da Ciência e Tecnologia de Vitória, que ocupará o galpão da Fábrica, projeto este que potencializa a ampliação do circuito, como prevê o Programa em Rede Circulti.

O Programa pretende acolher, apoiar e divulgar projetos, eventos e cursos balizados pela visão do espaço social como totalidade, ou seja, atravessado pelas questões políticas, econômicas, culturais e socioambientais que o conformam. Assim, a inserção das ações previstas nas comunidades locais é um de seus aspectos fundamentais. Espera-se que isto se concretize por meio do desenvolvimento de relacionamentos dialógicos entre o ensino e a pesquisa, realizados por alunos e professores dos cursos do Ifes, e os conhecimentos presentes nas comunidades locais. O programa busca ser um canal de aproximação com entes públicos locais, como as prefeituras municipais e suas secretarias.

Pretende-se alcançar os moradores das regiões impactadas pelas ações dos diversos campi do Ifes espalhados pelo estado, valorizando em cada região os espaços de educação não-formal já existentes ou alavancando a organização de outros, que possam vir a ser agregados à rota do conhecimento original. O Programa CIRCULTI visa, assim, incentivar experiências inovadoras e interdisciplinares que promovam a divulgação científica, o uso da tecnologia, a valorização dos saberes da experiência, a cultura e os produtos locais, aliados ao entretenimento. Alunos e professores das redes públicas e privadas dos municípios atingidos também fazem parte do público-alvo, como participantes das vivências, colaboradores e multiplicadores das ações.

Segundo a coordenadora do programa, Livia Scheiner, a proposta educativa do Circuito é promover o ensino e a pesquisa aliados à popularização da ciência e da cultura, com uma boa dose de diversão:
“Queremos despertar o espírito investigativo a partir da brincadeira e de experiências criativas sensoriais e imersivas, desfazendo um pouco aquilo que tradicionalmente encaramos como aprender ciência ou conhecer o lugar onde vivemos. Até porque, todos os lugares de uma cidade podem ser tomados, de uma dada perspectiva, como espaços não formais de educação”, afirmou.

A equipe do programa é composta ainda por Wanessa Gonçalves dos Santos (que faz apoio à gestão de Programa em Rede e à captação de novos campi do Ifes para o Programa); Tadeu Pissinati Sant’Anna (orientador na articulação de parcerias e na captação de recursos), Clayton Peronico de Almeida (gestor dos acordos e convênios de parceria), Marcos Vinicius Forecchi Accioly (articulador de projetos que envolvem a produção de recursos em suporte tecnológico) e os professores e articuladores de projetos de pesquisa e extensão com alunos: Manuella Villar, José Bohland Filho, Robson Leone Evangelista, Luiz Otávio Buffon, Sidnei Quezada Meireles Leite e Maria das Graças Lobino.

Saiba mais:

Oficina realizada na Fábrica de Ideias marca a conclusão do Curso de Formação - Publicado em 11 de maio de 2017

Curso de Formação de Mediadores inicia esta semana - Publicado em 20 de fevereiro de 2017

Praia de Camburi é o foco da VI Oficina do Projeto Alfabetização Científica e Cidadania Socioambiental - Publicado em 26 de novembro de 2016

Projeto de Pesquisa e Extensão e sua relação com a cidade - Publicado em 20 de setembro de 2016