Página inicial > Notícias > Alunas do curso de Pós-graduação Educimat apresentam trabalhos em Encontro Nacional em Educação Ambiental

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 09h04 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 09h04

Três alunas do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) apresentaram seus trabalhos científicos no IX EPEA (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental), na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, realizado entre os dias 13 e 16 de agosto.

Sob a orientação das professoras Maria das Graças Lobino do Programa de Pós-graduação EDUCIMAT e Helaine Barroso dos Reis da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a aluna Cintia Hencker apresentou o trabalho intitulado "Interfaces entre Gestão Escolar e Educação Ambiental Crítica: um estudo no Ifes/BR".

Hencker é ex aluna da Pós-graduação em EPT na modalidade a distância, Campus Colatina, e atualmente do mestrado EDUCIMAT. O trabalho é resultado da parceria entre as professoras e a aluna, a qual foi orientada durante a realização da Pós-graduação pela professora Helaine Barroso, e hoje pela professora Graça Lobino, no mestrado.

Também participaram do evento a mestranda Sirlene Dias Araújo, com o trabalho “Um contributo ao enraizamento da educação ambiental na cidade de Vitória/ES”. E Patrícia Vidigal Bendinelli, com o título “Formação para Educadores ambientais: vivências e desafios”.

As estudantes fizeram parte da disciplina do mestrado Educação Ambiental, ministrada pela professora Graça Lobino, cujas discussões teórico/metodológicas refletem nas produções acadêmicas e nos projetos socioambientais que as mesmas desenvolvem, inclusive com intervenções nos processos de formação de eco-educadores.

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental é um evento bienal promovido por diferentes grupos de pesquisa e está em sua nona edição. Segundo a professora Graça Lobino, o evento propõe a partir do tema “Democracia, políticas públicas e práticas educativas”, promover discussões acerca de tais relações e suas implicações à educação ambiental, aos direitos de todos ao conhecimento, a participação social e à distribuição igualitária de bens, serviços sociais ambientais, culturais e políticos.

IX EPEA Cintia

Foto 1: Cintia Hencker apresentando o trabalho "Interfaces entre Gestão Escolar e Educação Ambiental Crítica: um estudo no Ifes/BR"

IX EPEA Sirlene

Foto 2: Sirlene Dias Araújo, com o trabalho “Um contributo ao enraizamento da educação ambiental na cidade de Vitória/ES”.

IX EPEA Patricia

Foto 3: Patrícia Vidigal Bendinelli, com o trabalho “Formação para Educadores ambientais: vivências e desafios